Soborô Dontê – Molho base de tomates .

Tem tomate “reinando” na geladeira ????    TEM, SIM SENHOR !!!!

Então borá lá fazer um super molho de tomates, caseiro, delicioso, para não perdê-los ?

Algumas dicas antes da receita:

– Se você não gosta da casca (pele) do tomate, pode fazer o famoso tomate pelado em casa. Coloque água, numa panela grande e deixe-a no fogo até ferver. Com os tomates, lavados, faça com uma faca um X na “bundinha”  dele, para que a pele saia mais fácil. Coloque-os na água fervente por alguns minutos e depois embaixo da água corrente, retire a pele dos tomates . Se quiser pode também tirar as sementes.

-Depois do molho de tomate finalizado, você pode  usá-lo imediatamente ou congelá-lo em pequenos potes, para um uso futuro. Existem muitas opções para o sua utoilização, e logo virão receitas onde com certeza você vai usá-lo .

-Se depois de pronto, quiser um molho liso, sem pedaços, basta bater o molho frio ou morno, no liquidificador e depois coá-lo !

Bóra prá receita ?

INGREDIENTES

-8 tomates maduros picados em cubinhos (prefiro o italiano, mas vale o que tem em casa)

-2 cebolas grandes picadas em cubinhos

-azeite (no início e na finalização)

-2 colherinhas de tempero pronto (o famoso “sal com alho”pronto ou feito em casa)

-4 dentes de alho bem picadinhos

-água para o cozimento

MODO DE FAZER

Fiz esse molho de tomates com pele e semente e ficou delicioso! Fique à vontade se quiser fazer com eles pelados !!!! O procedimento é o mesmo !

Leve uma panela grande ao fogo, coloque umas duas colheres de azeite para dourar a cebola e o alho. Depois coloque o tempero pronto e logo depois os tomates picados na panela.

Misture bem. Tampe e fique misturando de tempos em tempos até o tomate ficar bem molinho. Jogue um pouco de água para cozinhar o molho, diminua o fogo e tampe a panela. Mais tarde, verifique o sal. Se o molho estiver um pouco ácido, coloque um fio de azeite e um pouco de açúcar,  para tirar a acidez.

Esse é o molho base, sem nenhuma erva (orégano, manjerona, manjericão, salsinha) ou carnes  e a partir dele você pode criar e usar o molho como e onde quiser ! Inúmeras receitas !!!!

Eu o usei num macarrão no azeite e hummm…  estava uma delícia !!!

Mais dicas, em breve !!!! Agradeço com beijos a todos que estão acompanhando o Soborô !

BOM APETIT, MON CHER !!!!

Bell Rezende

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. Jeovalter Correia

    Mandou bem Bella,receita simples e funcional o macarrão ficou com uma cara ótima com o molho de tomate, água na boca! Parabéns! Beijo atomatado procê!

  2. Excelente dica. O tomate é um dos alimentos mais desperdiçados, e o molho caseiro, além de mais saudável tem um paladar muito superior aos outros. Um manjericão vai bem tb!

  3. Gisele

    Adorei a dica ! Nada mais gostoso do que um macarrão na manteiga com um molho caseiro de tomate !!! O molho ficou com uma cor muito bonita, acho que vou correndo na geladeira verificar quantos tomates tenho e fazer o almoço de domingo !!!!
    Beijos !!!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.