Minha Entrada para o Twitter Mix.

O Twitter Mix é um evento cultural que acontecerá em julho, em Bento Gonçalves.

Com diversos painéis sobre o papel das redes sociais, o Twitter Mix é uma chance de unir o útil ao agradável em uma das mais charmosas cidades do Brasil.

Este ano, tive a alegria de ser convidado (juntamente com o Chef Mane Youg,de Campos do Jordão) para ministrar a Oficina de Gastronomia.

Farei três pratos: este Creme de Cogumelos com Alho Negro (entrada); Paleta de Javali em Vinho Tinto (prato principal e que já apareceu por aqui) e uma sobremesa à base de frutas cozidas no vinho (em breve estará aqui no OBA).

Todos os pratos levam a estrela da região em sua composição: o vinho. Todas as grandes vinícolas brasileiras estão concentradas na região de Bento Gonçalves.

Este Creme de Cogumelos é finalizado com Alho Negro. Quis que constasse em meu cardápio este ingrediente maravilhoso. É uma oportunidade para quem ainda não conhece.

INGREDIENTES (8 pessoas – como entrada)

20 g de Funghi Porcini

250 g de cogumelos Paris fresco, picado

1/2 cebola média picada

1 1/2 xicara de vinho branco seco

1/2 litro de caldo de galinha caseiro

1 xícara de creme de leite fresco

4 dentes de Alho Negro em lâminas finas

1 colher (sopa) de manteiga

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Aqueça brevemente o vinho e coloque em uma tigela. Mergulhe o Funghi e tampe com papel filme. Deixe descansar por 1 hora. Coe o vinho para outra tigela e pique o Funghi. Reserve.

Em uma panela funda, derreta a manteiga e refogue a cebola até amaciar. Abaixe o fogo, junte os cogumelos Paris e o Funghi e refogue por mais 7 minutos, mexendo sempre.

Adicione o caldo de galinha e o vinho e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Junte o creme de leite, o sal e a pimenta e deixe por mais 5 minutos, cuidando para não ferver. Retire e passe por liquidificador. Volte para a panela e aqueça novamente.

Acerte os temperos e sirva com lâminas de alho negro por cima.

O Alho Negro confere um sabor especial ao creme

O Twitter Mix será uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento, conhecer pessoas, estar em um belo lugar e saborear pratos acompanhados de um ótimo vinho.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. O prato parece ótimo, muito delicioso, ainda mais para uma região fria como o Sul do Brasil. Quanto ao Twitter Mix é mesmo um evento muito legal, que reúne coisas diferentes numa das cidades mais encantadoras e acolhedoras que o Brasil possui. Boa opção para quem quer curtir as férias com tranquilidade e ainda aprendendo um pouquinho!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.