Uma pequena explicação.

A Nutricionista Maria Alice Maciel nos explica as diferenças entre estes três termos tão familiares em embalagens.

O que você acha? Não é meio confusa essa história de Diet, Light e Zero? Pois eu acho.

Vamos tentar dar um apoio no entendimento desses conceitos.

Você é daqueles que pensa que, quando está escrito DIET na embalagem é porque pode comer a vontade? É aí que você se engana. Os alimentos Diet surgiram primeiro e aí ficou o conceito de que eram alimentos com baixo valor calórico.

Hoje em dia, existem vários termos. Alguns significam a mesma coisa, outros não. Um exemplo: baixo, pobre, light e low significam a mesma coisa.

Segundo a ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária), produtos Diet são indicados para quem tem algum tipo de restrição alimentar. Eles podem ter ausência de um ou mais nutrientes, por exemplo sacarose, nesse caso indicado para diabéticos, gorduras, sódio, cada um com suas indicações específicas.

O termo Diet também pode ser usado para produtos destinados à dietas com ingestão controlada de alimentos (ex. controle de peso).

Nesse grupo de alimentos, não pode haver adição de um elemento, por exemplo açúcar, então é um produto sem adição de açúcar. Então veja, o produto pode não ter sacarose, mas ter mais gordura ou o açúcar natural da fruta e, no final das contas, pode ter até mais calorias do que o similar não Diet.

Bom, até aí tudo bem. E o Light, como fica?

O termo Light pode ser usado para produtos que contenham no mínimo 25% menos algum nutriente ou calorias, comparando-se ao mesmo produto convencional, é claro. É óbvio que, para  diminuir o valor calórico de determinado alimento, é necessário que diminua-se a quantidade de gordura ou carboidrato ou proteína, já que esses são os nutrientes que fornecem energia.

Assim, veja que os produtos Diet são mais indicados para quem tem algum tipo de restrição e os Light não necessariamente. Pode até se encaixar em alguns casos, como por exemplo o diabético tomar o refrigerante Light. Mas as pessoas que não tem restrição de algum nutriente, só querem controlar o peso, devem optar pelos produtos Light.

De qualquer maneira, as pessoas, de modo geral, não devem abusar desses produtos só porque consta nas embalagens que são produtos Light ou Diet, eles tem calorias da mesma forma, mesmo que seja menos que o produto convencional, mas se a pessoa comer mais, dá na mesma.

E  o termo Zero, você pode conferir no site da ANVISA, é o mesmo que free, isento, não contém ou sem alguma coisa.

O que vale mesmo é que nós temos que nos familiarizar com os termos, entendê-los, interpretar de forma correta as embalagens e rótulos. Vamos lá, começar a ler mais os rótulos e fazer aquilo que for melhor para nós.

Até mais, e sem exageros…

Maria Alice Maciel    –   Nutricionista

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.