XVII Festa do Boi Recheado – Viadutos – RS.

A Chef Claudia Habas nos conta um pouco desta super festa e de quebra mostra como preparar este “petisco”.

Hoje, o que trago até vocês não é exatamente comidas de Bento. Vamos até o Norte do Estado do RS, na cidade de Viadutos, onde aconteceu neste último dia 04/02(sábado) a XVIII FESTA DO BOI RECHEADO.

É com grande orgulho que compartilho com vocês  uma parte da gastronomia desta cidade, que há 18 anos vem sendo um grande sucesso.

Mais de 1500 pessoas, de diversos locais, degustaram o prato exclusivo (carne e recheio de boi assado inteiro em forno), acompanhado de 20 tipos de salada, mandioca, arroz, pão, cuca e frutas.

Viaduto ferroviário que dá nome a cidade

Esta festa típica  teve início em março de 1995, quando o primeiro boi foi assado para 300 pessoas. Com o passar dos anos, o idealizador deste evento, sr. Elías José Tochetto,tentando aprimorar e ter um melhor resultado, projetou um forno maior, com uma estrutura de ferro para que o boi seja assado de pé.

Em 2009, a cidade de Viadutos  entra para o RankBrasil,  com o recorde de maior boi recheado assado em forno, com 314,861 Kg. O título foi conquistado durante a 15 ª edição da Festa do Boi Recheado, que teve o apoio da prefeitura e empresários da região.

O lucro do evento tem destinação social, ou seja: 45% para a Associação Hospitalar Nossa Senhora da Pompéia, 35% para o CTG Fogo de Chão e 20% para criação de um fundo para o próximo evento de 2013.

Outra novidade no evento foi à entrega a cada participante de um kit contendo sacola personalizada, prato, talheres e farofa.

Abrilhantaram a noite o Gaúcho da Fronteira, Banda Portal do Sul, Hermeto Pascoal, Gaiteiro Márcio Rech, prefeitos, autoridades, além de  visitantes do Equador e Bolívia.

Para quem quiser tentar um almoço mais encorpado ou um happy hour com amigos, segue a receita do Boi Recheado:

INGREDIENTES

-01 boi de aproximadamente 200 kg  (coisa pouca, só para os amigos mais íntimos…)

90 kg de carne moída

5 kg de milho

5 kg de ervilha

5 kg de tomate

5 kg de azeitonas

2 kg de bacon

Ovos (à vontade)

Farinha

Sal e condimentos à gosto

PREPARO

Mate o boi. Limpe com cuidado.

Prepare uma farofa com os demais ingredientes e recheie o boi. Embrulhe a peça em papel alumínio e leve para assar em forno próprio por aproximadamente 15 horas.

Sirva imediatamente.

Hermeto Pascoal – presença ilustre na Festa do Boi Recheado 

Quero deixar meu total agradecimento ao sr. Celso Demarco, prefeito da cidade, que teve a maior atenção e gentileza em me fornecer dados para que este post chegasse até vocês.

Já que não é possível preparar em casa algo parecido, fica o convite para que em 2013 nos encontremos lá na minha linda cidade natal, para saborear essa maravilha ..

Fotos – Luiz Carlos Leyser

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Este post tem 31 comentários

  1. Ivany Bohm

    Claudia que luxo ficou a reportagem/receita, parabéns, é assim mesmo, esperamos você em 2013 e fazer parte da festa e quem sabe preparar alguns acompanhamentos q só vc sabe fazer e nós todos poderemos saborear suas receitas que sempre são um sucesso.Abraço!

  2. otilia maria schneider costa

    Parabéns povo viadutense, parabéns Claudia pela bela divulgação só assim a gente fica sabendo o que acontece em nossa terra natal! MARAVILHOSA essa tradição que vem sendo mantida há 18 anos, e a cada ano com mais sucesso,Isso também é Cultura .Afinal assar um boi inteiro não é pra qualquer um! E olha lá que foram tres. parabéns continuem.

  3. neides

    Nossa Claudia essa matéria ficou muito legal,q bom q temos pessoas como vc q divulgam esses eventos, ainda mais pra nos q vivemos aki é com muito orgulho q digo q pude fazer parte dessa festa, q tava muito bom, e esperamos q cada ano fique melhor…valeu por divulgar nosso evento. Sucesso pra vc grande abraço..

  4. ALICE

    PARABENS CHEF CLAUDIA COMO SEMPRE ARRASOU EM TUDO ESTA LINDO VOU FASER A RESEITA OBRIGA POR NOS ENCINAR TUDO OQUE SABES DE BOM LINDA FESTA BEIJOS

  5. Marta Mendes

    Parabens amiga querida,como tudo que voce faz é mais que perfeito.muito interessante,seria legal sa alguem daqui fizesse este boi recheado,já que em casa não da pra fazer né?
    Mas quem sabe em 2013 eu irei passar as férias aí não é?
    que festa maravilhosa,fiquei com água na boca.bjos.

  6. Elaine Ribeiro

    Claudia, maravihosa a divulgação dessa grande festa que nos traz grandes lembranças e saudades. Parabéns pela reportagem e pelo seu grande sucesso. Que orgulho dessa velha amiga e que saudades do tempo de escola lá em Viadutos. Grandes momentos!! Um forte e grande abraço!

  7. marlene de paula

    parabens aos idealizadores deste evento e a população viadutense que mantém a tradição. A voce Claudia… queste um dia viveu aqui, sabe como é bom aqui estar… fica o convite prum bom chimarrão, já que boi recheado é só uma vez por ano…. saudades marlene

  8. catia ritter basso

    Parabéns Claudia pela excelente matéria, parabéns a todos nós Viadutenses por mais um ano desta festa tradicional, e que seja mais um de muitas festas que ainda virão, e que a cada ano seja melhor e possa receber mais visitantes a nosso município.
    Parabéns…abraço Cátia.

  9. rosane detofol

    Fiquei encantada Claudia, com essa maravilhosa matéria sobre o Boi Recheado e a cidade de Viadutos, eu como viadutense sei do esforço e dedicação com que preparam o boi e se preparam para esse grandioso evento, espero que os jovens de Viadutos estejam aprendendo a receita para que não morra essa festa que ja é tradicional no município. Quanto a você Claudia, que assim como eu está longe da nossa cidade natal, obrigada pela delicadeza e bom gosto na escrita, poucas vezes li um texto que explicasse tão bem essa festa, beijos com carinho.

  10. Catia

    Parabéns Claudia! A culinária e a tradição uma combinação perfeita.

  11. marcia mendes

    P]ARABENS CLAUDIA SABIA K VC TINHA TALENTO,MAS K TINHA TANTO

  12. claudia chies

    meu Deus…..senti o cheirinho aqui emc asa…e imaginei o gostinho…..

  13. Dirceu Nilson

    parabéns Cludia, eu imaginava que voçê tinha talento,
    um abraço .

  14. Marcelo Damião Maito De Grandi

    Meus parabéns pela reportagem. Pra todo o povo viadutense, ver algo que engrandeça esta bela festividade, é um motivo de extrema alegria. Dentro do Rio Grande e de todo o Brasil, existem diversas riquezas culturais a serem descobertas, em nosso caso, este grande exemplo de cultura gastronômica há 18 anos continua alegrando aqueles que visitam nossa cidade. espero que a cada ano está festa esteja melhor e que brilhe cada vez mais!

  15. Claudia Habas

    Queridos amigos e conterrâneos,quero agradecer,a todos,que de uma forma ou outra deixaram seu comentário,aqui na página do OBA,no meu mural do face ou mesmo no mural da prefeitura da nossa linda cidade…talvez eu não encontre palavras o suficiente para descrever tamanha emoção,de estar compartilhando com vocês,os que continuam vivendo aí….Os que nem conhecem esta cidade e esta festa que já que se tornou tradição….E os que já partirão e que pensam em um dia retornar….(Que é o meu caso !!)
    Obrigada,não vou deixar nomes,para não acabar esquecendo de alguém…
    Porém posso garantir a vocês que fazer esta divulgação,me trouxe lembranças e principalmente saudades de grandes momentos aí vividos,de grandes amizades aí conquistadas,que mesmo depois de 18 anos continuam presentes em minha vida…
    Admiro o esforço e a dedicação dos idealizadores do evento e parabenizo,pois só quem trabalha com gastronomia para saber que não é fácil agradar a todos,principalmente se tratando de um evento de 1.500 pessoas.
    Ao Sr. Celso Demarco,obrigada pelos dados que me forneceu,para que fosse possível esta divulgação,foi de grande importância para mim poder fazer algo para a minha cidade natal.
    Agradeço também,o privilégio de fazer parte da coluna do OBA gastronomia,que graças a isso,esta divulgação foi possível…
    Grande abraço e nos encontraremos em 2013 na próxima festa do Boi recheado.Presença confirmadíssima !!!
    Claudia Habas

  16. Wilson Emanuel Barp Rodrigues

    Parabéns pela sua coluna Claudia. É muito inteligente e importante mostrar que na nossa terra “comemos o boi por inteiro, não temos medo do bicho”. Vou a está festa desde os meu 9 anos, sinto o cheiro da comunidade reunida como nos velhos tempo a cada vez, é um dos melhores motivos para voltarmos para casa e rever nossa infância, as pessoas que nos amam e que amamos. Este ano eu faltei, mas nunca mais acontecerá! beijos à todos que sentem-se em casa quando chegam em viadutos…como eu!

  17. Neusa Borges

    Primeiramente deixo meus parabéns para essa grande chef Cláudia,e já deixando em sobre aviso o Chef Orlando que se vier para a nossa querida Bento Gonçalves esse boi será feito em sua homenagem, mas é claro com uma condição rsrsrs, Orlando querido vc terá que assá-lo.

  18. Nelson Bevilácqua

    Cláudia, boa tarde, foi legal o bate papo contigo.Quanto a festa do Boi Recheado, já é uma data consagrada, de confraternização entre os Viadutenses, mas é bom que todos deem o devido valor pelas coisas da terra. É comum você encontrar gaúchos muito mais tradicionalistas fora, do que no Rio Grande.É muito importante que estes sentimentos não se percam ao longo do tempo, e que as coisas boas feitas por uma nação de abnegados voluntários fazem com tanta dedicação.Nossos aplausos para todos.

  19. Márcia

    Parabéns pela matéria, a festa estava muito boa é um grandioso evento, e que bom que pessoas como vc tb divulguem essa festa, para que cada ano seje melhor!!!
    abraço

  20. Claudia

    Mais uma vez,obrigada ao comentário de todos….
    Aproveitando a ocasião…Não posso deixar de reforçar o convite da Neusa,traremos a tradição do boi para Bento Gonçalves,claro que não precisa ser um boi de 200 KG,mas encontraremos um menorzinho…E com o diferencial de ser preparado e assado por nada mais nada menos que o Chef Orlando Baumel…E ainda de quebra,com direito a uma canja,ao son de um sax…”SENSACIONAL…”
    Em último caso,na falta do boi serve um cordeiro…Um cabrito…Um javali…ou então um vitelo!!!kkkkkkkkk….
    E aí,podemos começar a providenciar o terneirinho para março???Sei que tem um Níver….Que tal,comemorar em Bento????Responde aí Miguxo….
    GRANDE ABRAÇO;
    Claudia

    1. Orlando Baumel

      Se der, estarei aí mesmo! Com certeza! Com ou sem boi! rsrs

  21. Claudia

    Porém….Com o Sax…Está devendo esta parte…O boi agente caça um…Pereá…ahahhahahahh
    Bjão…

  22. Claudia

    Obrigada Rodrigo…Pensei que encontraria um convite,que você prepararia um banquete destes para os seus colegas…Rsrrsrsr!!!
    Estamos pensando em fazer um carneirinho assado,para o aniversário de nosso amigo,também músico,em março…Será nosso convidado Rodrigo,já imaginou vocês tocando e cantando junto?Quanta honra para os amigos…Um abraço Rodrigo!!

  23. Jésica Guidini Diotto

    Parabéns Claudia, ótimo trabalho, é um prazer poder trabalhar junto com você e aprender cada vez mais. Abraços!

  24. Mateus S. Ribas

    Parabéns Claudia pela publicação, é muito legal mostrar para outras pessoas que não conhecem ou nem imaginavam que existia esse tipo de festa.Desta forma a cidade e a festa ficam mais conhecidos e cada vez mais pessoas podem participar desta festa que já é tradicional na cidade. abraços!

  25. Erli

    Prima! Fico cada vez mais orgulhosa de vc! Parabéns pelas vitórias que tem alcançado e por compartilhar a história gaúcha com os gaúchos do Brasil e do mundo!!! Afinal não é pra qualquer um ter o texto lido por alguém que está aqui no Continente Gelado – Antártica! Saudades linda e tudo de bom! Bjs

  26. Marizelia Zys Nichetti

    Parabéns querida Cláudia!
    Ficou ótimo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.