Asinhas apimentadas.

A culinária americana não é das mais pródigas em pratos típicos.

Poucas preparações são criações exclusivas dos americanos. O hamburger, tão consumido por lá, tem origem alemã. Entre os molhos, o catchup é originário da China, e assim por diante. Buffalo Wings, asinhas de frango fritas, temperadas com um molho a base de pimenta, molho inglês e manteiga e finalizadas em forno, pode ser considerado um prato nascido exclusivamente em território americano.

Criado na cidade de Buffalo, Nova York, a história tem várias versões. Eu prefiro a que conta que estas asinhas fritas foram criadas no Bar Ancora, pela proprietária Teressa Lenz, em uma noite que o filho chegou de surpresa com  vários amigos, todos famintos. Como teria de ser algo rápido, Teressa teve a idéia de fritar asinhas de frango e apimentar. Estava criado um dos ícones da gastronomia ianque.

INGREDIENTES

12 asinhas de frango

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de molho de pimenta Tabasco

1 colher (sobremesa) de Molho Inglês

2 dentes de alho, bem picados

Sal à gosto

Farinha de trigo, para empanar

Óleo de girassol (suficiente para cobrir as asinhas)

PREPARO

Tempere as asinhas com o sal e o alho. Deixe pegar sabor por meia hora e passe levemente pela farinha de trigo.

Aqueça uma frigideira funda e coloque o óleo. Quando estiver quente, frite as asinhas até pegarem uma coloração marrom clara. Retire, deixe escorrer em papel toalha e reserve.

Derreta a manteiga e adicione o molho de pimenta e o molho inglês. Passe as asas por este molho, generosamente. Coloque-as em  uma forma e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar até ficarem crocantes.

Sirva bem quente.

A “graduação” de ardência pode ser variável. Basta usar mais ou menos pimenta, dependendo do gosto. Estas asinhas são maravilhosas servidas sozinhas ou com um molho à base de queijo azul. Vale a pena provar.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.