Receita irresistível: bacalhau, purê de mandioquinha e ovos de codorna num mesmo prato

O OBA Gastronomia traz hoje uma ótima sugestão para quem mora ou está em Salvador, na Bahia.

Não é de hoje que o bacalhau tomou conta da mesa de grande parte dos baianos e caiu no gosto popular. Apesar de ser portuguesa a herança, foi a criatividade brasileira que deu ao peixe uma infinidade de versões e sabores. Incrementados à culinária local, os atuais pratos trazem novas misturas e sabores, obtidos através da inserção de ingredientes tipicamente regionais.

Este é o caso, por exemplo, do “Bacalhau Ercolano”. Fácil de fazer, a receita foi criada pelo Chef Zezinho, à frente do restaurante Ercolano. Na lista de ingredientes, o purê à base de mandioquinha e os ovos de codorna, produtos baratos e bastante acessíveis aos baianos, foram incrementados às tradicionais batatas e azeitonas pretas, dando ao peixe um toque regional e bastante inovador. O arroz branco – servido como acompanhamento -, a cebolinha, o cheiro verde, a pimenta do reino, a manteiga, o sal e o azeite extra virgem completam a lista dos produtos usados na receita.

Além de utilizar ingredientes comuns à culinária nordestina, o prato consegue agradar em cheio, não só o paladar, mas o olfato e os olhos de quem o degusta. “Repleto de cores e texturas, o ‘Bacalhau Ercolano’ reúne a leveza marcante da mistura de fragrâncias à exuberância da combinação dos sabores”, explica o Chef, à frente dos restaurantes Ercolano (Itaigara e Bahia Marina).

“No final, a sensação que temos é que, apesar de completamente distintos, os elementos se encaixam perfeita e harmonicamente, resultando em prazer, aroma e bastante sabor”, finaliza.


Ingredientes

  • 200 g em postas bacalhau dessalgado
  • 100 g arroz branco
  • 150 g purê de mandioquinha
  • 100 g manteiga sem sal
  • 4 unidades azeitonas pretas
  • 4 unidades ovos de codorna
  • 4 unidades bolinhas de batata
  • 2 rodelas cebola tirolesa
  • Cebolinha
  • pimenta do reino
  • azeite extra virgem
  • cheiro verde
  • sal

Instruções

  1. Purê: Cozinhe a mandioquinha em água fervente. Escorra a água e coloque a mandioquinha ainda quente no liquidificador, batendo-a junto com a manteiga, sal e pimenta do reino.
  2. Bacalhau: Pegue o bacalhau já dessalgado e asse-o no forno com azeite extra virgem. Coloque-o numa travessa em cima do purê e distribua ao redor as azeitonas, os ovos de codorna e as batatas. Salpique um pouco de cheiro verde e sirva o prato com arroz branco.
  3. Saibam tudo sobre o Restaurante Ercolano.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Zèlia Santos

    Primeira vez, que entro neste site, e já me apaixonei, pelo conteúdo, pois sou cozinheira, e amo este dom que Deus me deu, pois cozinhar é dom!, admiro todas as pessoas que fazem uma boa comida, o momento da refeição é um momento especial, e deve ser oferecido o que houver de melhor, pra alimentar o corpo e alma.Parabéns por este espaço que tanto me ajuda a criar e até copiar coisas novas.Bjo

  2. Zélia santos

    Parabéns,pela criação deste site,é de grande utilidade,pra todos nós que gostamos de cozinhar.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.