O Mercadão!

“Antes de começar esta postagem, gostaria de mandar um recado para a Carlotinha, da Bahia: Muito obrigado por seu comentário bacana e carinhoso. Foi deixado no endereço antigo da Oba Gastronomia. Espero te encontrar por aqui. Não consegui acessar seu Blog. Manda um recado e entraremos em contato!”

Falar sobre um lugar que a gente adora parece uma tarefa fácil… O Mercado Municipal de Curitiba é meu lugar favorito na cidade. Tentar mostrar este mundo em poucas palavras é difícil, mas vamos lá..

Inaugurado em 2 de agosto de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba completou este ano meio século de existência. Durante este tempo, tornou-se sinônimo de boas compras em Curitiba. Em seus 4,5 mil metros quadrados, abriga 152 permissionários, 102 bancas de hortifrutigranjeiros e 232 lojas. O Mercadão (como é carinhosamente chamado por muita gente, inclusive por mim) oferece emprego direto para 450 pessoas, e para dois mil de forma indireta.

dsc002701

Neste tempo todo, transformou-se em um dos principais pontos turísticos de Curitiba e ponto de encontro de famílias e amigos. Pelo Mercado, passam semanalmente cerca de 55 mil pessoas. Para se ter uma idéia, somente no último ano 438 toneladas de produtos foram comercializados pelo setor atacadista.

É possível encontrar praticamente de tudo em suas dependências. Desde frutas da época até frutas de regiões quentes do Brasil, como jatobá, cupuaçu, sapoti, entre outras….

dsc002731

Por suas lojas, muitas de imigrantes japoneses, encontramos coisas que nem imaginavamos a existência… como, por exemplo, uma “agulha para cegos”…

Passear pelo Mercado Municipal de Curitiba é conhecer a cultura gastronômica de quase todo o Brasil, e  um pouco da do resto do mundo, aliás como em qualquer Mercado ou Feira de outros locais.

dsc002711

Em breve, o Mercado contará com um espaço somente para Alimentos Orgânicos. Serão mais 3,7 mil metros quadrados, com 22 pontos de venda além de lanchonetes, restaurantes, açougue e artesanato.

dsc002741

Na Banca de Pimentas da foto acima, você encontra a pimenta mais ardida que provei na minha vida, a P.Q.P. (É este o nome mesmo, e diria, muito apropriado!).

Durante as próximas postagens, voltarei com muito mais do Mercado Municipal de Curitiba… Um lugarzinho especial desta cidade….Até.

Mercado Municipal de Curitiba

Avenida sete de setembro, 1865

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. LUCIA

    OLA GOSTARIA DE SABER SE TEM IOGURTE DE SOJA E OUTOS PRODUTOS A BASE DE SOJA POIS MEU BEBE E ALERGICO A LACTOSE DESDE JA AGRADEÇO!

  2. paula regina siqueira

    Banca de pimentas: gostaria de saber quanto custa a conserva da pimenta mais ardida do mundo e a pimenta arriba saia.

  3. Elen Bonfim

    Gostaria de saber mais sobre produtos organicos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.