Estamos na safra de alcachofras, onde além da normal, encontramos a mini alcachofra. Eu sou fã destas pequenas florezinhas, com seu sabor suave  e sua apresentação delicada. São perfeitas para preparar como entradas.

Seu preparo difere um pouco de sua irmã maior, assim como a forma de degustá-las, mas depois que você faz a primeira vez, vai virar fã. Nesta receita de hoje, ela aparece ladeada por outro ingrediente maravilhoso: o presunto Parma.

Acompanhada de cebolas roxas, lascas de alho levemente tostadas, um bom azeite de oliva e o Parma em sua versão crispie, é uma entrada para o que vier de prato principal.

Um prato para abrir com chave de ouro seu evento mais formal.

Mini Alcachofra com crispies de Presunto Parma

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 2 unidades Mini alcachofras
  • 1 fatia Presunto Parma em tiras
  • 1/2 pequena Cebola roxa em tiras
  • 1 dente pequeno Alho em lâminas
  • 2 colheres sopa azeite de oliva extra virgem
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Depois da mini alcachofra estar preparada para o uso (como demonstrado AQUI), cozinhe em água salgada por 8 minutos. retire e reserve.
  2. Aqueça uma frigideira pequena, coloque o azeite e toste ligeiramente as lâminas de alho. Retire e reserve.
  3. Na mesma frigideira, coloque a cebola, salgue um pouco e deixe cozinhar por 2 minutos, sem deixar queimar. Retire e reserve.
  4. Novamente na mesma frigideira, frite as tiras de presunto até ficarem crocantes. Retire e deixe escorrer em papel toalha.
  5. Corte as alcachofras pela metade, no sentido do comprimento. Coloque cada metade, virada com a parte interna para a frigideira, e deixe por 1 minuto. Tempere com sal e pimenta.
  6. Para a montagem, coloque a cebola e arrume as metades da alcachofra em volta. Polvilhe as lâminas de alho e ajeite os crispies do Parma.
  7. Sirva ainda quente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.