Domingo foi dia de almoço em um dos pontos mais tradicionais de Curitiba: a Churrascaria Ervin. Há 65 anos no mesmo local, o Ervin faz a alegria de famílias curitibanas  com sua carne saborosa e com um preço honesto demais.

Um pouco da história para vocês conhecerem:

Em 1947, Ervin Ofner, litógrafo desenhista, materializou seu  sonho de abrir um bar e sorveteria; mal podia imaginar o que estava por vir…

Alugou um prédio na estrada Assungui (atualmente Mateus Leme), por onde passava o povo curitibano a cavalo e usando chapéus, que nem sequer luz elétrica tinha. Foi o segundo ou terceiro a fazer sorvete na cidade.

Três anos mais tarde, em meio a uma prosa com seu fornecedor de queijo e salame, resolveu aceitar a sugestão de comprar o terreno que ficava do outro lado da rua. O valor de 80 contos de réis, financiado em 10 anos, 
deu início a mais uma etapa da história.

Pouco tempo se passou e a casa expandiu suas atividades. Sob encomenda, servia o sortido e, à noite, o saboroso frango com risoto. Ervin e sua esposa Sra. Adelaide trabalharam duro e, incentivados pela vontade de 
atender às necessidades de seus clientes, fizeram de um simples bar e sorveteria a tradicional Churrascaria Ervin, que hoje conta com a simplicidade, dedicação e a incessante vontade de atender bem.

Fonte: Site oficial da Churrascaria Ervin

O Ervin oferece aos seus clientes vário tipos de carne, desde linguiça até mignon. O serviço é a la carte, com todos os acompanhamentos e carnes servidos na mesa do cliente.

O carro chefe da casa foi um dos escolhidos para este domingo carnívoro: a Alcatra. Prato bem servido (para 3 pessoas), com a carne no ponto e tempero exato e trazido em tempo recorde na mesa. Os acompanhamentos são os tradicionais, como salada de tomate e cebola e uma deliciosa maionese. O Ervin oferece outras guarnições, à gosto do freguês. Uma verdadeira delícia.

Um porém.

Não poderia deixar de comentar aqui uma situação que nunca havia visto em nenhum dos vários restaurantes que já visitei. Liguei para a casa e fui informado que não aceitam reservas. Perguntei o melhor horário para conseguir uma mesa (já que o local é bastante concorrido) e me disseram que meio dia era o ideal.

Pois bem, cheguei ao meio dia e pedi uma mesa para 8 pessoas. Estávamos em  4 pessoas,  as outras ainda chegariam. Na casa havia mesas e para minha surpresa, eles não cederam nenhuma, pois disseram que “todos” deveriam estar presentes, para só assim ceder uma mesa. Um absurdo que continuo sem entender, pois é lógico que, enquanto as demais pessoas não chegassem, o grupo presente consumiria.

Resultado: me deram uma senha e ficamos no aguardo (e na sorte) das outras pessoas chegarem e uma mesa para 8 pessoas vagar no mesmo horário. Isto em uma  mesa ao ar livre e em um domingo de frio e garoa, bem típico de Curitiba.

No demais, só parabenizar a churrascaria. Um almoço saboroso demais!

Fica aqui meu agradecimento a Doroti (maitre) e a Sueli (nossa atendente). Foram mais do que gentis.

CHURRASCARIA ERVIN

Rua Mateus Leme, 2746 – Centro Cívico

Curitiba – Paraná

Tels.: (41) 3252-5347  /  3076-5348

 

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.