Dia 10 de julho é o Dia da Pizza aqui pelo Brasil. O OBA Gastronomia se adianta e homenageia a redonda mais famosa do mundo com uma sugestão bacana para vocês prepararem em casa.

Pizza é sempre sinônimo de alegria, encontros e fartura. Não conseguimos ligar pizza a nada que nos entristeça. Comida mais que versátil, a massa redonda admite infinitos tipos de coberturas, para agradar a todos. Todos temos uma preferência. A minha, por exemplo, é a tradicionalíssima Portuguesa, mas estou sempre aberto a experimentações.

Pizza é cardápio de namorados. Ir à uma pizzaria com a pessoa amada é uma experiência repetida a exaustão nestes tempos de paixão sem culpa. Preparar uma pizza para quem se gosta é o auge da paixão. Pensar em cada ingrediente e no que isto poderá causar em quem gostamos já é meia receita pronta.

Pizza não significa grandes exageros. Não podemos chegar ao ponto de pensar em Cheese Tudo, como é o normal por aqui. Pizza deve ter equilíbrio, contraste entre seus ingredientes. Pizza deve sempre surpreender, mesmo as mais simples. Você deve caprichar na escolha destes ingredientes, usar o que melhor encontrar. Lembre-se: não terá a taxa de entrega. Capriche e não queira economizar em besteiras.

A que trago aqui hoje é simples e maravilhosa. Mini alcachofras (sim, aquelas que você encontra em potes no supermercado) e presunto Parma (por favor, Parma mesmo).

Pizza de mini alcachofas e Parma

Algumas folhas de rúcula para dar um sabor mais picante, um bom queijo muçarela ralado e sua pizza irá alcançar o coração de quem quer homenagear. Comidas assim a gente nunca esquece.

Não queira ser tão preguiçoso e faça ao menos a massa de sua pizza. Faça com carinho, sem pressa, como se estivesse olhando para a pessoa amada. Amor nunca tem pressa, ele espera chegar. O molho de tomate é um caso a parte. Pode usar os industrializados, mas caso queira abalar estruturas mesmo, use o Molho de Tomate Caseiro. A recompensa será inesquecível.

No mais, pizzas nos trazem dias alegres sempre. Dias que o sorriso e o bem estar é única coisa que importa.

Preparem seu Molho de Tomate Caseiro.

*Esta pizza foi feita para minha querida amiga Regina Franco. Dias difíceis sempre insistirão em existir. Tudo acabará bem. Em pizza, como dizem. Neste caso, somente em alegrias. Está guardada para este dia.

Pizza de Mini Alcachofras e Presunto Parma

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • Para a massa
  • 170 g Farinha de trigo
  • 1 colher chá Fermento biológico
  • 1 colher sopa Azeite de oliva
  • 150 ml Água morna
  • 1 pitada Sal
  • Para a cobertura
  • 3 unidades cortadas ao meio no comprimento Mini alcachofras no azeite
  • 5 fatias rasgadas Presunto Parma
  • 200 g Queijo Muçarela ralado
  • 3 colheres sopa Molho de tomate caseiro
  • À gosto Folhas de rúcula

Instruções

Prepare a massa

  1. Peneire a farinha e o sal em uma tigela e misture o fermento. Faça um buraco no meio. Junte a água morna e o azeite e misture bem. Trabalhe a massa até ficar elástica. Cubra e deixe crescer por 1 hora.
  2. Sove por mais 5 minutos. Divida a massa em 4 porções e abra cada uma com um formato arredondado e chato. Coloque em forma levemente enfarinhada e pré asse por 15 minutos em forno. Congele os círculos que não utilizar.

Para a montagem

  1. Coloque um círculo de massa em uma forma própria para pizzas. Espalhe o molho de tomate. Polvilhe toda a superfície com o queijo ralado. Arrume as mini alcachofras, o presunto e as folhas de rúcula. Asse em forno pré-aquecido por 15/20 minutos. Sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.