Cozinhar é compartilhar estados de espírito, principalmente quando cozinhamos em  casa. Cozinhar para pessoas que queremos bem requer mais que técnicas e tempos de cozimento. Requer carinho e um sem pressa de servir, querer aproveitar todo os momentos que antecedem o prato pronto.

O que dizer de cozinhar junto com pessoas queridas? Dividir tarefas desde o pré-preparo até o resultado final dá um roteiro de filme. Dá para contar a história de uma amizade tão grande e tão duradoura. É uma vida em pouco tempo, o tempo de uma receita.

Foi assim neste sábado passado. Tive a alegria de preparar um prato com minha querida amiga Regina Franco. Uma bela moqueca de peixe que foi devidamente devorada por familiares e amigos, sem pressa e entre sorrisos, o melhor da vida.

Moqueca 2

Foi pouco tempo, mas que valeu por todo o tempo que esta amizade tem. Poucas coisas tem o poder de expressar estes sentimentos. Música é uma delas. Comidas vão na cola. É aquilo de boa lembrança, de momentos que lembraremos sempre. Uma vontade de repetir. Momentos assim ficam para sempre, não tenho dúvidas. Sábado foi especial demais para mim. Divido a receita e a alegria com nossos leitores.

Um pouco de paciência no pré-preparo e terá um prato maravilhoso para um almoço entre pessoas que colocam cor em sua vida. Saberá disto em todo o tempo de preparo e depois do prato limpo.

Foi um sábado especial. Sábado de amizade em torno de um belo prato. Sábado para lembrar sempre. Quem já teve momentos assim, sabe do que falo. Que outros venham. A vida é curta e quando vemos, perdemos o melhor dela.

Eu e Regina Franco
Eu e Regina Franco

Moqueca de Peixe

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 8 pessoas

Ingredientes

  • 1,5 Kg Postas de cação
  • 6 unidades grandes Tomates Pomodoro sem casca e semente em cubinhos
  • 3 unidades grandes Cebola picada
  • 1 unidade grande reserve as pontas Pimentão verde em cubinhos
  • 2 unidades grandes reserve a ponta Pimentão vermelho em cubinhos
  • 300 ml Leite de coco
  • 70 ml Azeite de oliva
  • 60 ml Azeite de dendê
  • À gosto Coentro
  • 8 galhos Cebolinha verde em rodelinhas finas
  • À gosto Sal
  • 2 dentes Alho picado finamente
  • Suco de 2 unidades Suco de limão

Instruções

  1. Tempere o peixe com algumas folhas de coentro, sal, o alho picado e o suco de limão. Deixe tomar gosto por 1 hora, no mínimo.
  2. Misture o tomate, a cebola, cebolinha, pimentões e coentro e salgue com parcimônia. Misture metade deste tempero ao peixe. Coloque em uma panela funda e refogue por 5 minutos, com a panela tampada. Se possuir uma panela de barro, melhor ainda.
  3. Processe o leite de coco com as pontas dos pimentões e misture ao refogado. Mexa com delicadeza e sem parar. Junte o restante do tempero e o azeite de oliva. Deixe cozinhar por 15 minutos, com a panela tampada.
  4. Um instante antes de retirar do fogo, retifique temperos e acrescente o azeite de dendê. Sirva acompanhado de uma farofa simples e arroz branco.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 6 comentários

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.