Comida tem moda também. Pratos que em determinados tempos ficam em alta. Ingredientes específicos que em um período tornam-se os queridinhos de vários Chefs e viram estrela no cardápio de restaurantes. A onda da vez é a barriga de porco.

Conhecida também por pancetta, este é um corte extremamente saboroso. Claro que isto se deve a quantidade de gordura contido nele. As maneiras de preparo são inúmeras, indo desde um irresistível  torresmo crocante até as que envolvem tecnologia na cozinha, como cozimento à vácuo em termo-circulador por horas e em baixa temperatura. Como isto não é possível em cozinhas comuns, passo a receita de barriga assada no forno convencional e acompanhada de cogumelos.

Barriga de porco com cogumelos

Ao comprar barriga de porco, procure pedaços que tenham equilíbrio entre a carne e a gordura. Você pode escolher a espessura, pedindo ao seu açougueiro a medida escolhida. A que utilizei aqui é a que encontramos mais facilmente, com a barriga cortada para virar torresmo.

É importante deixar a carne marinando antes do preparo. Além de garantir uma carne mais “sequinha”, ainda dará um sabor extra delicioso.

Barriga de porco é uma carne saborosa demais. Aproveite a moda e surpreenda com este prato.

Barriga de Porco com Cogumelos

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 2 hours
Tempo Total 2 hours 20 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 3 unidades + ou - 150 g Barriga de porco em tiras de 10 cm e 1 cm de espessura
  • 100 g Cogumelos Shitake pequenos
  • 1 colher sopa Açúcar
  • 1 colher sopa Sal
  • 1 colher sobremesa Cebola picada
  • 3 galhinhos Alecrim fresco
  • 2 galhinhos Tomilho fresco
  • 1 colher sopa Manteiga
  • À gosto Pimenta-do-reino

Instruções

  1. Envolva a barriga de porco com o sal, o açúcar e a manteiga e embrulhe com papel filme. Deixe na geladeira por 6 horas. Após este tempo, tire da geladeira e passe na água para que o excesso de tempero saia. Deixe secar bem.
  2. Com toalha de papel, termine de secar mais. Enrole cada pedaço e prenda com palito. Enfie um raminho de alecrim no centro e coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio. Feche o alumínio sobre a barriga e leve ao forno pré-aquecido médio. Deixe assar por 2 horas, retirando o papel alumínio e aumentando o fogo nos 20 minutos finais.
  3. Enquanto isto, aqueça uma frigideira e derreta a manteiga. Coloque a cebola e deixe cozinhar por 1 minuto. Adicione os cogumelos e cozinhe por 5 minutos. Tempere com sal, pimenta e as folhas de tomilho.
  4. Retire os palitos das peças de barriga e sirva com os cogumelos ao redor.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.