Pão de queijo é sempre bem vindo em qualquer hora. Esta delícia tão típica da culinária mineira caiu no gosto de quase todos os brasileiros. Não conheço quem não fique com água na boca ao sentir o aroma de um pãozinho de queijo assando. É irresistível.

Hoje trago uma pequena variação da receita tradicional. Queijo Provolone entra na composição deste pãozinho, dando um sabor defumado especial a este campeão dos lanches.

[box type=info]O provolone é um queijo semiduro originário da Itália. É característico pela sua pasta filada. O leite e o coalho são batidos com uma espécie de lâminas que faz com que a pasta resulte em forma de inúmeros fios. É um queijo compacto e duro, de cor amarelada e aroma agradável. Costuma ser comercializado em forma de cilindro. Tem longa duração, à volta de um ano. Hoje, grande parte do provolone comercializado no Brasil tem sido na forma defumada. A grande questão da defumação dos alimentos, método utilizado principalmente em carnes e derivados animais, é a conservação destes. Com o provolone, um queijo semiduro, e de longa duração, o processo de defumação além de acentuar o sabor, ainda faz com que ele dure quase o dobro de sua vida, mesmo fora da geladeira. No processo de defumação, vários dos microorganismos que são utilizados na fazedura do provolone são eliminados após sua utilidade, que era fazer o queijo. (Wikipedia)[/box]

Pão de Queijo Provolone

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 30 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 20 pãezinhos

Ingredientes

  • 1 xícara chá Polvilho azedo
  • 1/2 xícara chá Leite
  • 1/2 xícara chá Óleo
  • 1 unidade Ovo
  • 2 colheres sopa Queijo Provolone ralado
  • 1 colher sopa Queijo Parmesão ralado
  • 1 colher chá Fermento em pó
  • 1 colher chá Sal

Instruções

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte forminhas pequenas (para empadas) com óleo e polvilhe com farinha de trigo. Coloque uma quantidade não tão grande em cada forminha e leve ao forno pré-aquecido, dentro de uma assadeira grande. Asse por 30 minutos.
  2. Deixe esfriar um pouco e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.