Minha querida amiga Regina Franco demora, mas sempre aparece aqui pelo OBA Gastronomia. Sempre com uma sugestão bacana demais, como já é de costume.

A receita de hoje é daquelas perfeitas: sem complicações, rápida, gostosa demais e boa em qualquer ocasião. Pãezinhos crocantes com bacon é a pedida da vez.

Pão de bacon Regina

Perfeitos para servir em um lanche da tarde, compor uma mesa de frios, estes mini pães são deliciosos. Uma casquinha crocante, a massa macia e com aquele sabor que só o bacon pode dar, tornam este pão uma tentação. Vale a pena experimentar. Vindo da Regina, só poderia sair coisa boa e com um alegre sabor caseiro.

Estes pães também ficarão perfeitos em sua mesa natalina. Assim como a Páscoa, o Natal também traz a transformação entre seus significados. O que mais ilustra transformação que o ato de preparar pães?

Pãezinhos de Bacon - Regina Franco

Tempo de Preparo 1 hour 30 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 1 hour 50 minutes
Porções 35 pães

Ingredientes

  • 500 g Farinha de trigo
  • 300 ml Leite morno
  • 3 unidades Ovos
  • 1 colher sopa Fermento biológico
  • 200 g Bacon em pedaços bem pequenos
  • 1 colher sopa Açúcar
  • 1 colher sopa Manteiga
  • 1/2 colher sopa Sal

Instruções

  1. Frite o bacon em um pouquinho de óleo até estar crocante. Retire e deixe escorrer em papel toalha. Reserve o óleo da frigideira.
  2. Dissolva o açúcar e o fermento no leite. Peneire a farinha para uma superfície de trabalho e abra um buraco no centro.
  3. Vá colocando os ingredientes na seguinte ordem: ovos, manteiga e sal. Adicione o leite aos poucos e vá mexendo com uma colher de pau. Junte o óleo reservado da frigideira.
  4. Depois disto, chegou a hora de começar a mexer com as mãos. Vá esticando a massa, pegando a farinha que está em volta, até conseguir uma bola. Coloque um pouco mais de farinha, caso a massa fique muito úmida.
  5. Comece a sovar, esticando, enrolando e voltando a esticar, até a massa estar bem elástica. Coloque em uma bacia, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora, até dobrar de volume.
  6. Retire e enquanto sova novamente misture o bacon, de maneira uniforme. Com o auxílio de um boleador de sorvete, faça as bolinhas de massa, já direto para a forma de assar, deixando um espaço entre elas. Cubra e deixe crescer por mais meia hora.
  7. Pincele com uma mistura de  gema e água ou azeite e leve para assar em forno pré-aquecido por 20 minutos. Cinco minutos antes de desligar, borrife um pouco de água nos pães. Isto dará um crocante extra.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.