Curitiba não tem mar, mas tem bar“, já dizia o poeta Paulo Leminski. Porém, sem querer discordar do grande Paulo (quem sou eu?), eu diria que Curitiba além de bares, tem a Feirinha do Largo da Ordem aos domingos. Um dos pontos de encontro de vários curitibanos nas manhãs de domingos, além é claro de muitos turistas, a Feira Hippie do Largo mora no coração de quem a frequenta.

Feirinha 1

A Feira do Largo da Ordem é um evento aberto que ocorre a cada domingo, das 9 às 14 horas, no Largo da Ordem, centro histórico do município de Curitiba, capital do Paraná.

Feirinha

As primeiras edições ocorreram em 1973, sem organização oficial, por membros da comunidade hippie, que expunham e vendiam artesanato. Por este motivo, muitos ainda denominam o evento como Feira Hippie, ou mesmo Feirinha do Largo.

Feirinha 6

Com o tempo, o número de expositores e artesãos aumentou, assim como a frequência de moradores locais e turistas, o que tornou a feira uma das atrações de Curitiba, fazendo com que a administração municipal passasse a organizar e administrar o evento.

Feirinha 5

A Feirinha do Largo da Ordem possui atrações para todos os gostos. São tantos as manifestações culturais que fica difícil parar por muito tempo em uma única. Vão desde grupos de chorinho até as sempre presentes estátuas vivas. Cada um fazendo a sua parte em entreter o público e garantir um dinheiro extra da maneira mais saudável possível.

Estátua viva na Feirinha
Estátua viva na Feirinha

A feira funciona todos os domingos das 9 às 14 horas. Hoje ocupa 8 quadras, com mais de 1000 barraquinhas que comercializam os mais diversos tipos de artesanato. Objetos de decoração, pinturas, livros, bolsas, bijuterias, lembrancinhas da cidade, roupas, entre outras especialidades, estão entre os produtos ofertados.

Bom lugar para comprar pratos antigos
Bom lugar para comprar pratos antigos

Quando a fome aperta, você pode optar entre os diversos restaurantes localizados no centro de Curitiba ou se refastelar na própria feirinha. Comidas típicas, como o pierogui e o acarajé, estão entre as opções, além é claro de pastel, o rei das feiras.

Feirinha 2

Para você aproveitar melhor, o bom é chegar mais cedo. Perto das 11 horas, principalmente em dias de sol, a feirinha fervilha de gente, tornando difícil até a locomoção. Nos arredores é possível encontrar vários estacionamentos, alguns com acesso direto as ruas da feirinha, a preços não abusivos.

A feira recebe uma média de 15 mil pessoas todos os domingos. O passeio é garantido até para quem não pretende gastar dinheiro, apenas curtir as atrações do centro histórico de Curitiba, como a Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins, o Bebedouro e a Sociedade Garibaldi, entre outros.

Sociedade Garibaldi
Sociedade Garibaldi

A Feirinha do Largo da Ordem merece a fama que ganhou. Um dos passeios mais agradáveis e coloridos de Curitiba. Quem vai a primeira vez com certeza volta. É uma Curitiba que vale a pena.

FEIRINHA DO LARGO DA ORDEM

Onde acontece: Largo da Ordem, São Francisco, Mateus Leme, Claudino dos Santos, Praça Garibaldi, João Cândido, Dr. Kellers.

Saiba tudo o que você encontra na Feirinha do Largo.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.