Tem dias que parecem que nascem perfeitos para se fazer pão. Pense em um dia que começa chuvoso e permanece igual o tempo todo, sem esfriar, apenas um dia molhado. Dias assim chamam pão.

O barulho da chuva servindo como metrônomo (instrumento para marcar ritmo em músicas) enquanto você sova a massa e o pensamento voando longe. Fazer pão tem mágica até nisto. Claro que um dia assim também pede um pão um pouco mais esnobe, mas sem afetação. E é aí que entra o azeite de oliva e azeitonas pretas.

Pão de azeitona

Um belo pão recheado de azeitonas pretas, com o aroma e sabor de um bom azeite de oliva e o dia chuvoso quase vira ensolarado. Tem como não sentir o pensamento voar? Tentem e verão o que um pão pode trazer.

Pão de Azeitonas Pretas

Tempo de Preparo 2 hours
Cook Time 30 minutes
Tempo Total 2 hours 30 minutes
Porções 3 pães

Ingredientes

  • 800 g mais quando necessário Farinha de trigo
  • 3 unidades levemente batidas Ovos
  • 60 g Fermento biológico seco
  • 3 colheres sopa Azeite de oliva
  • 150 g Azeitonas pretas picadas grosseiramente
  • 2 xícaras ou mais, se for preciso Água morna
  • 1 colher sopa Açúcar
  • 1 colher sopa Sal

Instruções

  1. Misture o açúcar e o fermento em uma xícara de água. Reserve.
  2. Peneire a farinha em uma tigela e faça uma cova no meio. Adicione os ovos, a mistura de fermento, o azeite e o sal. Misture levemente e vá adicionando o restante da água aos poucos, enquanto mexe. Misture até obter uma massa macia e elástica.
  3. Enfarinhe uma mesa de trabalho e sove a massa por 10 minutos, colocando mais farinha sempre que for necessário. Forme uma bola, coloque em uma tigela untada com azeite e cubra com um pano. Deixe crescer por 1 1/2 hora, até dobrar de volume.
  4. Retire e volte para a bancada. Sove por 2 minutos e divida em 3 porções. Vá misturando as azeitonas aos poucos em cada porção de massa e sovando mais um pouco. Modele os pães, coloque em uma assadeira untada e cubra. Deixe crescer por mais 30 minutos. Faça cortes com um estilete e pincele os pães com uma mistura de gema e água batidas.
  5. Preaqueça o forno, coloque uma tigelinha refratária com água e a assadeira. Deixe assar até que doure. Retire e dê uma batidinha embaixo do pão. Se produzir um som oco, estará pronto.
  6. Deixe esfriar (se resistir) e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.