Esta é uma das entradas mais conhecidas e saborosas do mundo. A combinação de aspargos com presunto cru é umas daquelas unanimidades que ninguém ousa criticar. Quando servida com um creme de queijos gratinado, torna-se irresistível.

Aspargos gratinados

Uma busca rápida pela Internet e você vai encontrar milhares de receitas com o mesmo tema, com poucas ou nenhuma variação. Você pode usar cream cheese ou o queijo fundido que usei, inclusive alguns com sabores que encontramos no mercado. O queijo que usará para gratinar também pode ser outro, ao invés do Parmezão que utilizei, assim como ao invés do presunto Parma italiano, pode usar um Jamon espanhol. Vai de sua preferência. O importante é fazer.

Aspargos Gratinados

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 2 porções

Ingredientes

  • 8 unidades Aspargos frescos
  • 2 ou 4 fatias Presunto de Parma
  • 120 ml Creme de leite fresco
  • 2 colheres sopa Queijo fundido de Parmezão
  • 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
  • 3 colheres sopa Queijo Parmezão ralado na hora

Instruções

  1. Aqueça uma panela de água com sal até a fervura. Coloque os aspargos e cozinhe por 3 minutos. Retire e coloque em um prato com água e gelo.
  2. Misture o creme de leite, o queijo fundido e o azeite com um fouet (batedor de arames) até conseguir um creme homogêneo.  Seque bem os aspargos e enrole 4 em 1 ou 2 fatias de presunto.
  3. Despeje o creme em um recipiente refratário (ou em 2 individuais). Deposite o aspargo com o presunto e polvilhe o queijo ralado. Leve para gratinar em forno preaquecido.
  4. Sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.