Continuamos na Semana do Macarrão com uma receita digna de um super almoço dominical em família. Para quem é fã de bacalhau, este é um prato para guardar com carinho no receituário de cozinha.

O macarrão que usei hoje foi o Casarecce Siciliane, uma das novidades que encontramos por aqui hoje em dia e que nos convidam a preparar uma macarronada fugindo do lugar comum. Você pode usar outra de sua preferência, como o Penne, por exemplo.

Macarrão com bacalhau

O Casarecce é original da Sicília, e também é característico de outras regiões do centro e do Sul. Esta forma requintada, cujo nome evoca a antiga origem de cozinha caseira , é uma interpretação da “pasta busiata” de origem árabe obtida com o “bus” , o fino caule de uma planta que antigamente embrulhavam os pedaços de massa.

O Casarecce se apresentam enrolados como pequenos pergaminhos, curvados até a ponta, com seu formato característico de uma calha, que coletam os temperos até a ultima gota. Sua superfície lisa e delicadamente porosa oferece um suporte ideal para qualquer tipo de molho, desde as mais tradicionais até as mais simples.

Graças a sua textura combinam perfeitamente com todos os molhos, o Casarecce realça os sabores e as cores da boa cozinha. Para preparar uma pasta que, segundo o nome, evoca ambientes de tranquila convivência, Barilla te propõe especiarias de origem antiga, baseados em ingredientes tipicamente mediterrâneos como a berinjela, tomate, ricota e manjericão, sabiamente combinados para preparar o Casarecce alla Norma, deliciosos e convidativo. Para elaborar um prato de frutos do mar, deve-se combinar pequenas lulas e tomate cereja fresco, cujo sabor será realçado graças a sua superfície áspera. (Fonte: Site da Barilla)

Casarecce Siciliane com Bacalhau e Couve-de-Bruxelas

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 250 g Macarrão Casarecce Siciliane (ou Penne_
  • 150 g Bacalhau dessalgado desfiado
  • 12 unidades Couve-de-Bruxelas
  • 3 colheres (sopa_ Azeitonas pretas picadas
  • 1 dente Alho picado
  • 1/2 xícara Molho de tomate fresco
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem

Instruções

  1. Cozinhe o macarrão em água salgada abundante até estar al dente. Escorre e reserve. Em outra panela, aqueça água até ferver e coloque o bacalhau. Deixe por 3 minutos. Escorra e reserve.
  2. Aqueça uma panela com água salgada até a fervura.  Coloque a couve-de-Bruxelas e cozinhe por 4 minutos. Escorra e coloque em uma tigela com água gelada.
  3. Em uma frigideira funda, aqueça o azeite e coloque o alho. Frite por 30 segundos. Adicione o bacalhau e frite por 3 minutos. Junte o molho de tomate, a couve-de-Bruxelas cozida e as azeitonas. Tempere com o sal e a pimenta e refogue por 3 minutos, mexendo suavemente.
  4. Misture o macarrão com o molho e sirva em pratos individuais.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.