É sempre uma alegria ter minha amiga Regina Franco colaborando aqui no OBA Gastronomia. Seu jeito de cozinhar é como eu acredito que todos que gostam desta função deveriam ter. A Regina coloca carinho no que faz, desde o prato mais simples até os mais elaborados. Isto, para mim, é metade do sucesso no que nos propomos a fazer. Foi assim de novo com este Pudim de Claras, tão simples na composição e tão temido no preparo, mas que nas mãos da Regina vira brinquedo preferido.

De tanto eu convidar minha querida amiga para participar de um programa do OBA Gastronomia TV, ela resolveu aceitar e veio até aqui preparar esta receita tão conhecida por todos. Pudim de Claras é aquela coisa de infância, sobremesa de casa de avós e tias. A lembrança de uma colherada derretendo dentro da boca é obrigatória quando pensamos ou vemos um. Dois ingredientes produzirem algo tão gostoso é quase mágica, assim como assistir ao pudim crescendo dentro do forno, com a certeza que aquilo nunca mais vai parar de crescer.

Um pouco antes de ir ao forno
Um pouco antes de ir ao forno

A hora em que o pudim sai do forno para ser desenformado é outro daqueles momentos lúdicos. A torcida para que tudo saia bem e a apreensão da cozinheira dá um toque dramático ao fato. Vale a pena preparar esta delícia para servir de sobremesa em um almoço em família. Pudim de Claras é para ser curtido desde o começo do preparo até o capítulo final, como uma novela. Chame quem você aprecia e divirta-se. Sem medo de errar.

* Aproveitem as gemas e preparem o Quindim da Regina!

Regina caprichando ao desenformar o pudim
Regina caprichando ao desenformar o pudim

Pudim de Claras - Regina Franco

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 8 pessoas

Ingredientes

  • 12 unidades Claras de ovos
  • 12 colheres sopa Açúcar

Instruções

  1. Bata as claras até ficarem em neve. Adicione o açúcar aos poucos e bata um pouco mais, até a mistura ficar brilhante. Coloque tudo em uma forma para pudim. Preaqueça o forno em 170°. Coloque o pudim e asse por 15 minutos. Ele deve crescer bem. Desligue o forno e deixe por mais 5 minutos, com a porta entreaberta.
  2. Retire e espere 10 minutos para desenformar. Faça isto sem pressa. Sirva em fatias generosas.
  3.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.