Grissinis são bastões torrados e secos feitos com massa de pão, típicos da Itália, onde frequentam a maioria das cantinas, sendo servidos como antepasto. Originalmente, acreditava-se que a receita datava do século XIV. Entretanto, a tradição local remonta ao ano de 1679, quando o grissini teria sido criado por um padeiro em Lanzo Torinese (norte da Itália).

Grissinis 1

Tradicionalmente, os grissinis devem ser abertos no comprimento do braço do padeiro. Claro que por praticidade fazemos menores. De qualquer maneira, é um petisco perfeito para todas as ocasiões, podendo ser servido sozinho ou acompanhado de manteiga, patês, carnes (como o Presunto de Parma, por exemplo) ou figurando em uma Fondue.

Grissinis

Apesar de serem deliciosos por eles mesmo, agregar sabores aos grissinis é uma tentação. Semente, queijo ralado e sal grosso estão entre os complementos mais usuais. Na receita de hoje eu utilizei gergelim e Flor de Sal de Guerande, dando ares gourmet aos simples bastõezinhos.

Grissinis 2

De preparo simples, grissinis caem nas graças de qualquer pessoa. É começar a comer para não parar mais.

Grissinis com Gergelim e Flor de Sal de Guerande

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 24 grissinis

Ingredientes

  • 400 g Farinha de trigo
  • 20 g 2 envelopes Fermento biológico em pó
  • 1 colher sopa Açúcar
  • 1 colher sopa Sal
  • 2 colheres sopa - mais para untar Azeite de oliva
  • 25 g Flor de Sal de Guerande
  • 25 g Sementes de gergelim
  • 300 ml Água morna

Instruções

  1. Peneire a farinha em uma tigela e misture o açúcar, sal e o fermento. Abra uma cova no centro e coloque a água e o azeite. Misture tudo com as mãos até obter uma massa lisa e elástica.
  2. Leve para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos, no mínimo. Deixe a massa descansar por 5 minutos. Com as mãos, abra a massa em um formato retangular. Coloque em uma forma, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora e meia.
  3. Retire a massa da forma com cuidado e leve em uma superfície enfarinhada. Com um rolo, abra até formar um retângulo 15 X 40 cm. Pincele a massa de leve com água. Polvilhe sementes de gergelim em metade e a Flor de Sal de Guerande na outra metade. Pressione levemente com as mãos. Corte tiras horizontais com 1 cm de largura. Deve dar em torno de 24 tirinhas.
  4. Unte duas formas com azeite. Enrole as tiras e coloque na forma, com uma distância de 2 cm entre cada uma. Asse os grissinis no forno por 18/20 minutos, até estarem dourados. Asse 1 forma por vez.
  5. Retire, deixe esfriar e sirva sozinho ou conforme sugestões acima. Enrolados com presunto cru, como aqui, são deliciosos.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.