Existem certos alimentos que parecem que nasceram um para o outro. Feijão e arroz, macarrão e tomate, manteiga e pão, melão e presunto e vai por aí. A lista é grande. O OBA de hoje traz um exemplo perfeito destes “casamentos gastronômicos”: salame e pepino azedo.

Nesta época do ano começa a aparecer aqui por Curitiba o Pepino Azedo na Folha de Parreira (caso queira a receita, clique no link). É com ele e com um belo salame que preparei quatro sugestões de canapés para você preparar em uma reunião entre amigos. Utilizei broa de centeio, que cortei em círculos com o auxílio de um molde em aço inox. Você pode utilizar o pão de sua preferência.

Canapés de salame e pepino

Canapés são pequenos pedaços de pão, frescos ou torrados no forno, de formas variadas, servidos com pastas, ovos, caviar, presunto, maionese, picles e outras iguarias. Pode assumir diversas formas de decoração, de maneira à tornar-se agradável tanto ao olhar como ao paladar. Seu nome vem do francês, canapé, um tipo de sofá, significando ser um alimento que não precisa ser comido necessariamente à mesa. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Na primeira sugestão, utilizei broa de centeio cortada em círculos, ricota de búfala coberta por maionese e cubos de pepino azedo e duas fatias de salame por cima.

Canapé de salame e pepino 4

A segunda, bem simples e  usando a mesma broa, cobri com maionese, rodelas de pepino azedo alternada com rodelas de tomate cereja e duas fatias de salame e queijo muçarela.

Canapé de salame e pepino 2

Na terceira, ainda com o mesmo pão, preparei uma maionese misturada com ovo cozido picado como “cama” para rodela de pepino, uma fatia de salame e queijo muçarela envolvendo um quarto de tomate cereja e terminando com mais uma fatia de queijo. Como decoração, mini-agrião.

Canapé de salame e pepino 3

Na última sugestão e ainda com o mesmo pão, preparei uma maionese misturada com cubinhos de ricota de búfala e folhinhas de orégano fresco, encimada por quartos de tomate cereja, salame e rodelas de pepino.

Canapé de salame e pepino 1

Quatro ideias para você turbinar qualquer evento. Pepino azedo e salame é uma combinação que não tem como não dar certo. Usados em canapés, são de comer suspirando.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.