Pela busca incessante de novidades na alimentação, novos ingredientes vão surgindo e sendo mais aceitos, novas texturas, novas tendências, novas apresentações, novas composições, novo do novo ou mesmo novo do velho, se é que deu para entender. Benefícios ou malefícios do novo e do velho, moda, preparo e por aí vai. No meio disso tudo, temos os germinados.

Brotos greminados

Os dicionários nos mostram que  germinar é brotar, começar um crescimento, gerar, iniciar um processo. Logicamente que no processo inicial do brotar, há absorção de água e uma grande influência do meio. Se o ambiente estiver propício, a germinação vai acontecer, aí entra umidade, luz, temperatura, etc. Nessa fase, o grão está sedento de nutrientes e é por isso que o grão germinado é mais rico nutricionalmente. Portanto, os adeptos do vegetarianismo e/ou crudivorismo tem razões de sobra para utilizarem esses alimentos.

De acordo com a literatura, é possível encontrar inúmeras propriedades benéficas extraídas em sementes de plantas germinadas (Cunha, AF, 2014). São excelentes fontes de antioxidantes, que combatem os radicais livres, além de muitas outras propriedades. Porém, eu particularmente acho que tudo em excesso faz mal. Não adianta de repente desandar a comer germinados. Com o excesso você pode trazer junto o excesso de fitatos que prejudicaria a absorção de alguns nutrientes. Além do mais, existe também a possibilidade de mudanças na composição dos grãos  e influências que dependem da variação no tempo de germinação, comprimento da raiz, espessura, cor, textura, perda de água após a colheita (Cunha,AF, 2014).

Mesmo assim, sugere-se que o uso de brotos em uma dieta tradicional possa ser uma fonte benéfica de alimentos com altos valores nutricionais, podendo trazer grandes benefícios no sentido de evitar algumas doenças e ajudar no tratamento de outras. Apenas temos que cuidar para não exagerar e também com a validade dos produtos.

Tanto pesquisas científicas como indústrias tem se empenhado muito. Com isso o surgimento de produtos com boa aceitação e composição tem acontecido. Vamos aproveitar e desfrutar de mais essa maravilha da natureza. contamos com a criatividade dos Chefs que deixam os pratos saborosos e com aparência convidativa.

Até mais…

Maria Alice Maciel          Nutricionista

 

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.