No OBA Gastronomia de hoje, trago para vocês um dos brancos básicos da França. O Molho Velouté possui uma textura aveludada, como o próprio nome sugere e pode ser considerado um coringa ma cozinha. À partir de uma enorme quantidade de derivados, ele dará um toque especial nos mais diversos pratos.

Peito de frango com Veloute de milho

O Velouté é um molho da cozinha francesa. O preparo do velouté consiste em um caldo claro, onde os ossos são usados sem serem torrados, podendo-se optar por carcaça de frango – mais versátil – vitela ou peixe, engrossados com roux. Esse molho é bastante semelhante ao béchamel, mas não é diluído em leite.1

O roux, formado de manteiga e farinha, juntamente com os fundos claros de peixe, frango temperados com pimenta do reino e sal produzem os veloutés de frango, peixe e vitela. É frequentemente servido acompanhando preparos de aves domésticas, frutos do mar e pescados.

O Velouté pode ser usado como base para outros molhos. Alguns outros molhos derivados da base de velouté são o allemande (adicionando à mistura suco de limão, gema de ovos e creme) ou ainda o molho suprème (adicionando cogumelos e creme ao caldo de galinha) e o molho Bercy (adicionando cebolas, chalotas e vinho branco ao velouté de peixe). (Wikipedia)

Na receita de hoje, um Velouté feito com caldo de galinha caseira acompanha fatias de peito de frango grelhadas e ervilha torta. Uma receita simples de preparar e que irá impressionar o sortudo que provar.

Peito de frango com Veloute de milho 1

Peito de Frango Grelhado com Velouté de Milho e Ervilha Torta

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 30 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 200 g Peito de frango em fatias
  • 1 colher sobremesa Manteiga
  • 1 colher sobremesa Azeite de oliva
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

VELOUTÉ (para 1 Litro)

  • 50 g Farinha de trigo
  • 50 g Manteiga
  • 1 Litro Caldo de galinha caseiro
  • 2 espigas Milho verde
  • À gosto Sal e pimenta do reino
  • 1 colher sopa Ciboulette pivada

Instruções

  1. Cozinhe as espigas de milho e separe os grãos. Reserve. Aqueça água salgada em uma panela até ferver. Retire a fibra da ervilha torta e mergulhe na água. Deixe por 3 minutos, retire e coloque em água fria. Reserve.
  2. Prepare o Molho Velouté: Em uma panela, derreta a manteiga. Acrescente a farinha e mexa com uma colher de pau em fogo baixo para fazer o Roux Blond por 2 minutos. Desligue e deixe esfriar.
  3. Coloque o caldo para esquentar e misture ao Roux, mexendo sempre com um fouet (batedor de arames), sem deixar empelotar. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos, retirando a espuma que sobe à superfície frequentemente. Tempere com o sal e a pimenta.
  4. O Velouté está pronto. Adicione os grãos de milho para a receita de hoje.
  5. Tempere os filés de peito de frango com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira pesada e coloque o azeite e a manteiga. Ponha os files e grelhe até dourar dos dois lados.
  6. Reaqueça o molho e espalhe uma parte no fundo de um prato (o suficiente apenas para cobrir o fundo). Coloque os filés e a ervilha torta de maneira harmônica. Espalhe a ciboulette e sirva quente.
  7.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Clebson Miranda

    Ótima publicação!!!.
    Seria bom também publicar vídeos tecnicos com montagem de pratos gastronômicos.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.