Iguaria com mais de 100 anos de história passa a ser reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade de Palmeira, no Paraná.

Pão no bafo 2

Há mais de 100 anos, por volta de 1878, surgia na cidade de Palmeira, a 80 Km de Curitiba, no Estado do Paraná, o saboroso “Pão no Bafo”. O preparo, que faz parte da tradição dos russos-alemães, consiste em um pão fermentado cozido no vapor de um molho que leva carne de porco (costelinha e bacon) e repolho. Agora, após mais de um século, a receita acaba de ganhar o título de Patrimônio Imaterial da cidade de Palmeira.

A iniciativa do tombamento do prato partiu da Secretaria de Indústria e Comércio do município, fazendo do “Pão no Bafo” o primeiro patrimônio imaterial de Palmeira, destacando uma tradição passada de geração em geração. A proposta formalizada após a verificação de que o preparo se enquadrava na legislação vigente do Ministério da Cultura e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio imaterial.

Responsável por levar o “Pão no Bafo” para diversas partes do Brasil nos últimos anos, a chef Rosane Radecki de Oliveira, do Restaurante Girassol, um dos principais empreendimentos gastronômicos da cidade de Palmeira, defende o preparo como um dos grandes símbolos da gastronomia paranaense e acredita em sua popularização após o reconhecimento.

“Comida é cultura, e isso está cada vez mais evidente no Brasil. Com esse reconhecimento, a cidade de Palmeira demonstra o carinho pelas suas raízes e pelas histórias de seu povo. O ‘Pão no Bafo’ faz parte da vida dos moradores da região, e agora queremos mostrar para o Brasil esse preparo peculiar e com sabores bem marcantes”, completa a chef Rosane.  

Pão no bafo 1

RECEITA – Pão no Bafo

por chef Rosane Radeck de Oliveira, do Restaurante Girassol

Tempo de preparo:2h30

Rendimento: 8 pessoas

Ingredientes

– 3 kg de costelinha de porco cortada em pedaços pequenos (refogado)

– 1 kg de costelinha defumada (refogado)

– 150 gramas de bacon em cubos (refogado)

– 1 unidade de cebola picada (refogado)

– 3 dentes de alho picados (refogado)

– 1 talo de salsão picado (refogado)

– 1 cenoura picada (refogado)

– 1 alho-poró picado (refogado)

– 1 pimenta dedo de moça picada (refogado)

– 1 tomate maduro sem pele e sem sementes picado (refogado)

– 1 cerveja escura (refogado)

– Sal a gosto (refogado)

– 1 repolho cortado em tiras (refogado)

– 1 kg de farinha de trigo (pão)

– 1 colher de sopa de açúcar (pão)

– 1 colher de sopa de sal (pão)

– 2 ovos batidos (pão)

– 1/2 xícara de óleo de milho (pão)

– 1 colher de sopa de banha de porco (pão)

– 1/2 litro de água filtrada morna (pão)

– 60 gramas de fermento biológico (pão)

Modo de preparo

Pão:

Misture o fermento com parte da água morna e o açúcar. Coloque a farinha em uma bacia grande, acrescente os ovos, a banha e o restante da água. Misture tudo com as mãos, acrescente o fermento preparado com a água e o açúcar, sove e só então adicione o sal. Continue sovando até obter uma mistura lisa e homogênea. Junte mais farinha ou água, caso seja necessário para que a massa fique lisa, homogênea e que forme pequenas bolhas. Deixe a massa crescer coberta com um pano úmido até dobrar de volume. Torne a sovar e forme bolinhas do tamanho de bolas de tênis e deixe crescendo por mais meia hora.

Refogado:

Em uma panela de ferro, doure as carnes com o bacon, acrescente a cebola, alho, salsão, alho-poró, a cenoura, a pimenta e refogue por alguns minutos. Acrescente a cerveja e deixe cozinhar por 5 minutos. Tempere com sal a gosto. Adicione água até cobrir a carne. Coloque o repolho por cima, sem misturar. Arrume as bolinhas de massa de pão em toda a superfície. Feche a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos.

Chef Rosane Radecki de Oliveira
Chef Rosane Radecki de Oliveira

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.