Sou um fã inveterado de pimentas. Adoro ter vários tipos de molhos em casa, quase uma coleção. Para onde vou, procuro sempre e trago, mesmo que isto signifique um peso a mais na mala e no cuidado no transporte. Não sei dizer quantos potes eu possuo, mas são vários e a maioria ainda não abertos, curtindo um pouco mais. O molho de pimenta Scotch Bonnet foi umas das últimas aquisições, entre outras.

Scotch Bonnet 1

Pensem em um molho extremamente picante e extremamente saboroso. Assim é a Scotch Bonnet, pimenta para entendidos no assunto. Uma gota a mais e você pode colocar seu prato a perder, mas usando com parcimônia, esta pimenta é maravilhosa, uma das melhores que já provei.

Scotch Bonnet

A pimenta Scotch Bonnet pertence ao grupo das pimentas mais fortes conhecidas, sendo semelhantes à Habanero. São originárias do Caribe, mas seu principal produtor atualmente é a Jamaica. Ao pé da letra pode ser traduzida como “Boné Escocês”, devido a semelhança de sua geometria ao formato desse chapéu.

Assim como a pimenta Habanero, a Scotch Bonnet é uma pimenta muito, muito picante. Seu sabor é bem característico e facilmente distinguivel. Assim como as pimentas Habanero, não possuem muita polpa. Nos EUA e no Caribe são utilizadas como ingredientes para os molhos de pimenta industrializados. Na Jamaica, a pimenta Scotch Bonnet é um ingrediente muito utilizado na prepação de pratos com arroz. No Caribe, são muito utilizados nos molhos para pratos com carne seca.

Espécie: Capsicum Chinense
Origem: Caribe
Und. Scoville: 100.000 – 500.000
Grau de Ardência: 8
Coloração Imatura: Verde
Coloração Madura: Amarela, Vermelha
Comprimento Aproximado: 50 mm
Diâmetro Aproximado: 25 mm

(Fonte: Site Pimentas on Line)

A ESCALA DE SCOVILLE

A Escala de Scoville é usada para medir o grau de ardência ou pungência de plantas Capsicum, como as pimentas ou malaguetas.

Em 1912, enquanto trabalhava para uma farmacêutica, o farmacêutico Wilbur Scoville desenvolveu um método para medir o “grau de calor” das pimentas. Este teste é chamado de Teste Organoléptico de Scoville ou Procedimento de Diluição e Prova. No teste original, Scoville misturou a pimenta pura com uma solução de água com açúcar. Então, um painel de provadores bebeu esta solução. Quanto mais solução de água e açúcar é necessária para diluir uma pimenta, mais alta sua pungência.

Depois disso, o método foi melhorado e foram criadas as unidades de calor Scoville (Scoville heat units, ou SHU). Assim, 1 xícara de pimenta que equivale a 1000 xícaras de água, corresponde a 1 unidade na escala de Scoville. A substância Capsaicina, aquela que gera a ardência nas pimentas, quando pura, equivale a 15 milhões de unidades Scoville. Portanto, o poder da pimenta é medido nesta escala. Por exemplo, a pimenta mexicana Habanero chega a 300 mil unidades Scoville. Uma pimenta “Red Savina Habanero”, uma espécie modificada, chega a 577 mil unidades e a Tezpur indiana chega a 877 mil unidades.

A Escala Scoville pode ser extrapolada além das medidas de ardência da Capsaicina, para expressar a ardência de substâncias ainda mais pungentes que a mesma. Uma dessas substâncias é a resiniferatoxina, um alcalóide presente na seiva de algumas espécies de plantas euphorbia. Esta substância alcança o grau de 16 mil milhões de unidades Scoville (SHU). (Wikipedia)

Scovilee

Como vocês podem ver, a Scotch Bonnet está bem acima de muitas pimentas nossas conhecidas. Sua ardência é realmente poderosa, mas seu sabor é delicioso. Quando se virem frente a frente com um molho preparado com esta pimenta, não deixem de provar, mas com moderação.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. cleyton santos

    So discordo da Caroline Reaper, ela nao da essa quantidade de SHU,, foi um golpe que o cara que a criou jogou na midia, Cara pagou mais de 25 mil dolares para que o laboratorio fraudace os laudos rsss…. Ela e forte mais nao da isso tudo.. Moruga e mais ardida na atualidade…. Gostei muito do seu site parabens

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.