Até quem cozinha esporadicamente sabe a diferença que uma faca bem afiada faz na cozinha. Facas em boas condições de uso são cruciais na execução da mais simples das receitas. Facas bem afiadas também são menos perigosas, acreditem. A outra é que irá “escorregar” e te cortar. E a melhor maneira de afiar suas facas é usando uma  pedra de afiar.

Sabendo de tudo isto, foi com alegria que recebi de presente um kit com o lançamentos das pedras Carborundum para Alta Gastronomia. Já conhecia a qualidade da marca, que agora ficou ainda melhor.

Pedra 2

Desde já agradeço a Carborundum  e a Ana Maria Senatore, da Senatore Comunicação pela atenção e gentileza. Segue um texto sobre este lançamento e um vídeo explicando como usar pedras de afiar e deixar suas facas sempre em “ponto de corte”.

Pedra 1

A alta gastronomia brasileira acaba de ganhar fortes aliadas quando o assunto são as facas. Testadas e aprovadas por chefs e cuteleiros renomados, as novíssimas pedras de afiar Carborundum, marca da Saint-Gobain  Abrasivos, já estão disponíveis no mercado e podem ser encontradas em home centers,boutiques de carne, nos fabricantes de facas especiais e em lojas de utilidades domésticas.

Desenvolvidas em quatro granulometrias, as pedras foram desenhadas para afiar, reparar pequenos defeitos e polir. A com grãos entre 120 e 320 é dupla face. O lado 120 repara pequenos defeitos e o 320 refaz o fio das lâminas. Para reestabelecer o ângulo e a geometria dos fios, a 1000 é a ideal. Já a 4000 realiza o pré-polimento da lâmina resultando em um fio bem-acabado, enquanto a 8000 foi projetada para polir o fio e permitir que a lâmina deslize suavemente durante o corte.

Pedra

A equipe de criação de produtos da Carborundum dedicou especial atenção também no desenvolvimento da embalagem que acompanha as pedras. Ela foi pensada para armazenar e para servir de apoio durante o processo de afiação. O resultado foi a criação de uma caixa plástica, que serve de base e que possui pés de borracha que não permitem que escorregue durante a afiação. Furos de ventilação no fundo possibilitam que, mesmo úmidas, as pedras possam ser guardadas sem que sejam danificadas.

Instruções de uso:

Alguns cuidados básicos em relação ao uso das pedras devem ser previamente adotados quando da afiação das facas:

  • Antes do uso, mergulhar a pedra em um recipiente com    água por cinco minutos.
  • Em seguida, colocar a pedra sobre a base plástica.
  • Com pressão bem leve passar cada lado da faca na pedra entre 15 e 20 vezes. É importante manter o ângulo da afiação. Para facas em geral, entre 15 e 20 graus.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 6 comentários

  1. Rômulo

    posta algum link ai para compra das pedras.

  2. Nilton José Vebber

    Desejo realmente adquirir um jogo de pedras para amolar/afiar minhas facas de churrasco e a Carborundun é sem dúvida uma excelente opção!

  3. Monica Aparecida Pivante de Oliveira

    Como faço para adquirir um Kit de pedras Carborundun?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.