Muita gente torce o nariz quando ouve falar em moela de galinha, mesmo sem nunca ter provado. Quando recebi esta sugestão via e-mail, a receita de Moela Hot Amburana preparada pelo Chef Guilherme De Rosso, do Simples Assim Boteco, em Curitiba, pensei que seria uma boa oportunidade para quem não gosta de moela passe a apreciar. Para quem já aprecia, uma maneira diferente de preparação, onde a cerveja Way Amburana Lager entra na composição da receita, unindo o bom ao muito bom.

Moela

Receita Moela Hot Amburana

Chef Guilherme De Rosso – Simples Assim Boteco

Ingredientes

– 1 kg de moela de galinha, já limpa
– 40 g de açúcar mascavo
– 3 cebolas grandes cortadas à julienne
– 200 g de bacon picado
– 1 garrafa de 310 ml de cerveja Way Amburana Lager (pode ser substituída por qualquer cerveja escura)
– 3 dentes de alho picado
– 50 g de extrato de tomate
– 2 folhas de louro
– 1 ramo de tomilho
– 2 cl de chá de Pimenta Calabresa
– 2 cl de chá de Pimenta Chilli
– Pimenta do Reino Branca à gosto
– Pimenta do Reino Preta à gosto
– 1 maço de salsinha
– 1 maço de cebolinha
– 300 ml de caldo de galinha ou água

Modo de preparo

– Frite o alho e o bacon juntos até dourar. Depois, reservar.

– Em uma panela de pressão, frite a moela em fogo alto para selar. Se juntar água, espere evaporar. Acrescente o açúcar e deixe caramelizar levemente.  Adicione o bacon, o alho, a cebola julienne, o extrato de tomate, o louro, e o tomilho. Depois que murchar um pouco a cebola (sempre mexendo), acrescente a cerveja e deixe reduzir aproximadamente 1/3 do seu líquido. Coloque o caldo de galinha, caso tenha, ou água, e coloque a panela na pressão por aproximadamente 40 minutos.

– Após o tempo, deixe toda a pressão sair e abra a panela com cuidado. Ajuste o sal e acrescente as pimentas. Deixe o molho reduzir, caso necessário, com a panela aberta até ficar grosso.

– Depois de tudo pronto, finalize com salsinha e cebolinha picada.

moela (1)

Pode ser servida com uma boa massa ou apenas com uma porção de pão e uma boa cerveja. Se possível, harmonize com a própria Way Amburana Lager.

Sobre o chef Guilherme De Rosso

O chef Guilherme De Rosso é formado pelo curso de Chef de Cuisine – Restaurateur do Centro Europeu, de Curitiba (PR), e se especializou no Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), da Itália. Posteriormente, concluiu o curso de sommelier de cerveja na Universidade Positivo, de Curitiba (PR). Após alguns anos na Europa e experiências em restaurantes com estrelas do Guia Michelin, Guilherme retornou para o Brasil para tirar do papel o projeto do Simples Assim.

Chef Guilherme

 

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Roberta

    Adorei sua receita! Faço muito parecida, inclusive com cerveja escura! Mas eu costumo usar papricas (picante, doce e defumada) também no tempero. Além disso, gosto de servir com um pouquinho de coentro rasgado por cima, fica muito bom também! Abraços.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.