O OBA Gastronomia começa o ano de 2017 trazendo para vocês uma frutinha que em pouco tempo tornou-se uma das queridinhas no Brasil, a Lichia.

Com um suave e delicioso sabor, a Lichia começou  a aparecer na mesa dos brasileiros faz pouco tempo. Além de ser consumida in natura, a Lichia vai bem em saladas, sucos, sorvetes, e até em uma Saquerinha, uma “caipirinha” onde a cachaça é substituída pelo Saquê. É esta “caipirinha estilizada” que a Maria Alice Maciel nos apresenta hoje.

Litchi chinensis é uma espécie do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. É uma árvore frutífera conhecida popularmente como lecheira, licheira, lichia ou uruvaia. Os termos também se aplicam ao fruto da árvore. É natural das regiões quentes da Ásia, sendo encontrada principalmente na República Popular da China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e México. A espécie, algumas vezes, é colocada no gênero Nephelium.

A árvore é de tamanho médio, atingindo 15-20 metros de altura, com folhas alternadas, cada folha com 15-25 centímetros de comprimento, com 2-8 folíolos laterais de 5-10 centímetros de comprimento; o terminal folheto está ausente. As novas folhas jovens são de um vermelho brilhante de cobre, em princípio, antes de se tornarem verdes e alcançar a sua plena dimensão. As flores são pequenas, verde-branco-amareladas ou brancas.
Os frutos, externamente semelhantes a morangos, formam cachos. Possuem casca rugosa, de cor avermelhada e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa, lembrando ao sabor de pitomba, e não é aderente ao caroço. Se presta para consumo ao natural, para a fabricação de sucos, compotas e ainda para a passa. Contém alto índice de vitamina C, além de possuir as do complexo B, sódio, cálcio e potássio.

A introdução desta espécie no Brasil deu-se por volta de 1810 no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CARVALHO & SALOMÃO, 2000). O Jornal Entreposto afirma que a introdução em escala comercial, entretanto, se deu no final da década de 1970, sendo Ikuto Maeda o produtor pioneiro no país, no município de Bastos, em São Paulo. Atualmente, a produção da fruta concentra em São Paulo, seguido de Minas Gerais, Bahia e Paraná. (Wikipedia)

Saquerinha de Lichia e Morango

Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo Total 5 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 5 unidades Lichia
  • 3 unidades Morango
  • 1/2 unidade Limão Taiti
  • 1 dose caprichada Saquê
  • 2 colheres sopa Açúcar
  • À gosto Gelo

Instruções

  1. Retire a casca das lichias e solte a polpa, descartando as sementes. Corte os morangos em pedaços e o limão em 2 partes. Coloque em um copo baixo e adicione o açúcar. Esmague bem e coloque o saquê. Ponha as pedras de gelo, mexa bem e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.