Aí você chega no restaurante, abre o cardápio e dá de cara com um prato que leva o nome de Paillard (pronuncia-se páiarr, assim mesmo, com esta sensação de dois r). Depois de perguntar para o garçom do que se trata, recebe a singela resposta que é um bife bem fininho, e é exatamente isto. Inventado pelo Chef Paillarde no século XIX, é um bife de filé mignon batido até ficar bem fino, sendo posteriormente grelhado em fogo alto.

Para preparar paillard, não é exigido altas técnicas. Basta lembrar que a carne deve ser batida, não torturada até quase se desmanchar. Originalmente, o paillard era preparado com filé mignon, mas hoje convencionou-se usar o termo para outros cortes, desde contrafilé até peito de frango. Sendo uma fatia preparada desta maneira, leva a alcunha paillard. Eu utilizei para a matéria de hoje o filé mignon. Depois de cortar em fatias com 2 dedos de comprimento, passa-se azeite de oliva nos dois lados e coloca-se a carne entre duas folhas de plástico. Com a parte lisa do martelo, bate a carne com delicadeza, do centro para as bordas, até que fique com uma espessura de aproximadamente 3 a 5 mm, ou seja, bem fino mesmo.

O filé mignon é uma carne macia ao extremo, que não exige muita força para este procedimento. As fatias que você vai obter não devem ter buracos e devem ser da mesma espessura em toda a sua extensão.

Estes bifes também são perfeitos para preparar à milanesa ou para rechear, mas a intenção aqui é mostrar um verdadeiro paillard. É um prato rápido e delicioso. Preparei o molho poivre utilizando apenas os sucos da carne e creme de leite, além é claro da pimenta verde. Vale a pena. Apesar de tanta simplicidade, torna-se um prato refinado. Para acompanhar, um Espaguete Alho e Óleo. E mais nada.

5 from 1 vote
Imprimir

Paillard de Mignon ao Poivre Vert

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 2 medalhões com 2 dedos de espessura cada um Mignon
  • 4 colheres chá Pimenta verde
  • 1 colher sopa Manteiga
  • 1 colher sopa Azeite de oliva
  • 1 dente batido Alho
  • 3 colheres sopa Creme de leite fresco
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Prepare o paillard como descrito no enunciado. Divida cada um em três pedaços. Aqueça uma frigideira pesada e coloque a manteiga, o azeite e o dente de alho batido. Grelhe as fatias de carne até que dourem levemente. Retire e mantenha aquecidas.
  2. Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de manteiga e deixe derreter. Adicione os grãos de pimenta e deixe por 30 segundos. Junte o creme de leite e deixe que apure por 1 minuto. Tempere com sal.
  3. Divida as fatias em dois pratos e sirva o paillard com o molho por cima. Acompanhe com uma massa ou arroz e legumes. Eu servi com Espaguete Alho e Óleo. Sirva bem quente.
  4.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. DEISE FARIAS

    Parece bem simples. Quando fizer, te conto.

  2. silvia eugenia

    5 stars
    Muito clara a explicação!

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.