A novidade da Paulista não podia ficar de fora na nossa visita a cidade. No sábado chegamos cedinho pra conferir os detalhes da casa e mostrar um pouco para vocês.

Utilizando a técnica de encaixe que os japoneses dominam muito bem, a fachada é toda composta de pranchas de madeiras, impossível passar desapercebido.

A Japan House está localizada na Avenida Paulista, 52. A entrada é gratuita e há estacionamento conveniado para quem quiser ir de carro.

Criada pelo governo japonês, a JAPAN HOUSE é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional A JAPAN HOUSE é um lugar equilibrado, inovador e diferenciado, assim como o povo e a cultura japonesa. Um ambiente que transmite hospitalidade e inovação, oferece lazer e será parte ativa do dia a dia de diversas pessoas. Um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, capaz de produzir grandes oportunidades e atrair visitantes para novas experiências e atividades. A essência da JAPAN HOUSE é ser surpreendente a cada dia.
SÃO PAULO foi uma das três localidades escolhidas, juntamente com Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos, para receber a JAPAN HOUSE. Locais especialmente selecionados para propagar todas as características do Japão, desde a cultura milenar até as perspectivas inovadoras. Na JAPAN HOUSE, a tradição está lado a lado com o futuro. (fonte: site oficial).

Nossas Impressões

Chegamos na casa bem cedo, fazia cerca de meia hora que tinha aberto e já estava com uma fila enorme para assistir ao vídeo sobre bambu, aquele que você vai assistir deitado no tatami, tirando os calçados e vendo o filme projetado no teto do ambiente.

Acabamos desencorajados de enfrentar a fila para assistir o filme. Mas a Japan House é muito mais do que isso. Conta com um café, biblioteca, espaço para eventos e cursos, um restaurante e salas de exposição.

O prédio tem boa acessibilidade e elevador, então dá pra ir com as crianças com carrinho sem problema nenhum.

A Livraria

Pra quem ama um bom livro como eu, a livraria reúne exemplares de livros sobre diversas áreas de conhecimento: Turismo, gastronomia, arte, história e a uma seção também sobre a relação do Japão com o Brasil.

Claro que nossa tentação já está logo na entrada, os livros de gastronomia!

Da lista de livros que com certeza você deve no mínimo folhear eu destaco o livro sobre um clássico, o Ramen:

Este é o livro do Ivan Orkin, famoso chef americano, sobre Ramen, o aclamado chef Anthony Bourdain afirma que se o autor não sabe sobre determinado assunto relacionado ao Ramen, não vale a pena saber.

O livro é ricamente ilustrado e traz as receitas do chef, das básicas as mais avançadas, além das fotos dos pratos, traz também fotos do chef no restaurante e também alguns relatos.

É enorme e para quem quer se especializar no assunto ou comida japonesa é da categoria “must have”

 

Fundamental para um prato oriental bem executado, as facas também merecem seu destaque, já escrevi aqui sobre facas, mais de uma vez por sinal, e não tem como falar em facas e não mencionar as japonesas, em grande parte forjadas a mão, com afiação excepcional e acabamento primoroso.

Tanto para o manuseio de peixes como para os finos cortes de legumes, as mais belas facas, pelos maiores mestres da forja estão registrados nesse livro.

Lindas fotos em edição de luxo, uma bela aquisição para sua biblioteca de gastronomia e quem sabe, porque não, para te ajudar a escolher qual será sua nova parceira na cozinha?

Mas tem mais, aguenta ai: A casa tem um espaço dedicado para a venda dos Bentos, que são as “marmitas” no Japão, cheias de estilo e personalidade, também é importante saber como montar a sua.

Os japoneses acreditam que belos pratos estimulam o apetite, então sim, montar seu Bento é uma arte e com este livro você vai aprender dicas de como transformar seu Bento em uma obra de arte também!

Com receitas e dicas como preparar os pratos, o The Just Bento Cookbook do Makiko Itoh é um mimo. Não tem como você não se empolgar e resolver comprar a sua Bento e trocar aquele lanche sem graça por uma marmitinha cheia de estilo e muito mais saudável.

O livro é dividido em duas partes: uma com receitas japonesas e outra com receitas “não tão japonesas assim”. Além de receitas o autor incluiu informações sobre acessórios, sobre como montar e armazenar, as técnicas básicas de preparo. Tem também um planejador semanal, para auxiliar no preparo antecipado das receitas.

 

Objetos tradicionais

Ao lado da livraria tem uma exposição com objetos tradicionalmente feitos no Japão.

Copos extremamente finos
Utensílios em Metal

Tem muito mais pra se ver, aproveite, veja de pertinho e leia os detalhes… Não vou contar tudo senão perde a graça!

Garanto, tem mais coisa legal pra ver, confere os detalhes e depois me conta!

 

Exposição sobre Bambu

No último andar, há uma linda exposição sobre Bambu com peças a linda instalação que é um dos destaques da casa.

A instalação chama-se Conexão, foi criada pelo artista Chikuunsai Iv Tanabe. São nada mais, nada menos que 5mil tiras de Bambu Tigre entrelaçados, numa linda trama que vai do piso ao teto. É uma instalação efêmera de uma séria de 7, onde o artista reutiliza parte do material para criar novas instalações, como não é usada cola nem nenhum outro material para unir as peças, todas podem ser reutilizadas sem problemas.

Conexão

Sim, você pode reservar um bom tempo pra ficar observando os detalhes é irresistível, o artista criou a peça pensando nas interações humanas e em como elas juntas dão forma a outras coisas.

 

 

 

 

 

 

 

A casa é linda e tem muito mais novidade vindo!

Tem vários detalhes incríveis que você não pode deixar de conferir!

Esse passeio incrível foi feito com o meu querido Rico Mäder, sem ele esse texto não seria o mesmo.

Carolina Figueiredo

Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Este post tem um comentário

  1. Rico Mäder

    Realmente é mais um daqueles locais que, estando ou morando em Sampa, deve constar em sua agenda turística.
    Destaca-se pela localização, na fabulosa Avenida Paulista esquina com a Rua Treze de Maio e Praça Oswaldo Cruz.
    A arquitetura é um diferencial, desde o piso da entrada, que parece estarmos numa daquelas praias com milhares de minúsculas pedras brancas…
    E estar acompanhado da divertida e apaixonante Carolina Figueiredo neste verdadeiro tesouro japonês – 日本の宝 – foi inesquecível, syn!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.