Confesso que, apesar de eu não gostar, o frio tem seus encantos no que diz respeito à Gastronomia. Por aqui, é a época do pinhão, onde ele vira figurinha carimbada, aparecendo cozidos, assados ou em outras preparações. Também é a época em que uma grande quantidade de restaurantes da cidade começa a colocar opções de sopas em seu cardápio, o que para mim deveria ter em qualquer época do ano. Alguns mais tradicionais passam a oferecer buffet de sopas para seus clientes se fartarem de tomar de todos os sabores possíveis.

Como quase tudo o que fazemos em casa é melhor, preparar algumas sopas e receber amigos em uma noite fria é uma das melhores coisas para se fazer nesta época. Claro que você não precisa competir com os restaurantes e querer fazer uma dezena de sopas. Não vai querer passar o dia na cozinha preparando uma infinidade de sopas. Quando preparo por aqui, meu número mágico é o 4, quatro sopas que façam um contraste entre elas.

Como dizem, mais vale a qualidade do que a quantidade. O segredo de tudo está em fazer bem feito, caprichar nos caldos, que devem ser caseiros, e nas guarnições, que não precisam ser tantas mas devem ser tão gostosas quanto as sopas. Eu acho indispensável algumas delas. Croûtons feitos em casa é uma das coisas que com certeza fará toda a diferença, assim como um belo queijo ralado, ciboulette picada bem fina, um bom azeite de oliva, uma broa no capricho, além de pimentas, é claro.

Croûtons caseiros

Estas guarnições simples, além de dar um sabor especial para as suas sopas, vão conferir todo um charme em seu “buffet”. Lembrando sempre que quanto mais perto você prepará-los, melhores ficarão. Um bom queijo Parmesão ralado na hora é bem melhor que um daqueles pacotinhos suspeitos.

Na seleção de sabores para as suas sopas, fica ao seu critério, lógico. Neste fim de semana em que a temperatura estava baixa por aqui, eu preparei Sopa de Feijão, Capeletti in Brodo e Canja de Galinha. O quarto sabor, uma bela Sopa de Ervilhas, foi trazido por minha querida amiga Regina Franco, nossa colaboradora aqui no OBA Gastronomia. Ficou a promessa de enviar a receita ainda esta semana. Aliás, uma ótima ideia é dividir o preparo das sopas com seus convidados.

Pimentas são indispensáveis

Por último, mas não menos importante, é onde você servirá as sopas. Dependendo da informalidade, pode ser até em cima do fogão mesmo, nas panelas. Tenho certeza que bons amigos não irão “achar feio” servir desta maneira. Um bom investimento é um rechaud de banho-maria com quatro cubas. Não é um investimento muito alto e você poderá usá-lo em outras ocasiões. Quem sabe para colocar quatro molhos em um evento com massas, por exemplo.

De qualquer maneira, mesmo para quem não gosta do frio, uma Noite de Sopas é sempre uma boa pedida. Bons amigos, boas conversas, bons vinhos e boas sopas aquecem demais.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Madalena Duarte

    Olá muito bom dia, querido Orlando Baumel e família

    eu nunca gostei de fazer sôpa, mas comê-las…aí sim!!! ;-)))
    Até quê um dia fui á Portugal (conheci lugares fantásticos e de gastronomia IMBATÍVEL), onde comi tanta sôpa quê até aprendi a fazer a base natural e original, daí não parei mais!!!

    E estou pensando em abrir uma casa de sôpas lá…lá em Portugal (vou concorrer com os “criadores das melhores sôpas do mundo”. Principalmente depois quê li o seu artigo, desde então me deixou com uma motivação louca pelo negócio de sopas, canjas e caldos….

    Agradeço infinitamente em ter lido o seu artigo sobre sôpas e suas variantes bem como as bases e guarnições tudo muito perfeito.

    – Fica aqui uma pergunta quê não quer calar: Você dá curso sobre sôpas, caldos, canjas e aveludados?!

    Despeço-me lhes desejando muitos anos de vitórias e sucesso sempre. Deus Abençôe as vossas familias.

    Com carinho e sinceros agradecimentos por haverem partilhado as vossas experiências,

    Madalena Duarte

    madalena.duarte-golombek@hotmail.com

    1. Olá, Madalena
      Muito obrigado pelas palavras carinhosas. Eventualmente eu ministro alguns cursos aqui em meu espaço, inclusive sobre sopas. Podemos ver alguma maneira de dar este curso online.
      Obrigado de novo e um beijo para você.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.