A delicadeza de Sushis.

O Oba traz os “sanduíches” japoneses.

Onde moro, um pouco afastado do centro de Curitiba, certos hábitos ainda persistem. Hábitos mais constantes em cidades do interior. Um deles, o mais simpático, é a cordialidade entre os vizinhos.

Sempre que possível, quando faço algum evento aqui em casa, mando uma amostra para meus vizinhos. E assim, quando eles fazem algo, me mandam amostras também.

E foi assim esta semana…enviei caranguejos para o casal de japoneses que moram ao lado de minha casa. No final da tarde fui presenteado com uma leva de sushis. Todos fresquísimos e feitos com todo o cuidado pelo meu vizinho. A promessa das receitas foi me dada. Sendo assim, enquanto esperamos a maneira de  preparo, vamos conhecer um pouco mais sobre estes enroladinhos delicados oriundos do outro lado o mundo.

Sushi é uma iguaria japonesa feita à base de arroz temperado com uma mistura de vinagre, onde são adicionados peixe cru, moluscos e crustáceos, legumes, ovos, etc.

Há muito tempo, o peixe era conservado salgado e embalado em camadas de arroz. Ocorria então a fermentação e um sabor ácido era transferido para o peixe. Com o passar do tempo, o sushi foi se transformando em um prato. Começaram a usar vinagre para a fermentação.

A maneira de temperar a mistura de vinagre muda de região para região no Japão, assim como a seleção de ingredientes. O termo sushi é usado, na maioria das vezes, para se referir ao niguiri, o sushi enformado à mão.

Os primeiros niguiris foram preparados no início do séculoXIX, com peixes e mariscos da Baía de Tóquio. Até hoje, este tipo de sushi é chamado Edo-mae-sushi (Edo é o antigo nome de Tóquio).

Existem muitas variedade de sushis:

Bo-sushi : arroz  enformado em barra e recoberto com peixe temperado;

Chirashi-sushi : arroz acrescido de legumes temperados e, muitas vezes,mariscos;

Mushi-sushi : é um chirashi-sushi aquecido no vapor e servido quente;

Inari-sushi : feito com fatias finas de tofu frito (queijo de soja), depois cozido em um molho adocicado e recheado de arroz;

Oshi-sushi : feito de arroz prensado em um recipiente próprio de madeira, juntamente com peixe, lula, camarão escaldado, omelete japonesa, etc.;

Maki-sushi : arroz temperado, juntamente com peixe,camarão ou legumes e enrolados em alga (nori).

Normalmente são comidos acompanhados por um molho, que varia muito conforme o tipo de sushi. Podem também ser servidos com uma mistura de Wasabi (pasta de raíz forte) e Shoyu (molho de soja).

Sushi é um prato saudável e delicioso. O Oba agradece aos meus vizinhos Olimpo e Tania pela gentileza e fica no aguardo das receitas.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Thaís Souza

    Aiii, fiquei com água na boca!
    Adoro, adoro e adoro!
    Queria ter uns vizinhos japoneses tb, Orlandinho! rsrs!
    Ótimo post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.