Crèpe Suzette.

Domingo de Chalet Suisse.

Almoçar no Chalet Suisse é sempre um prazer. A qualidade dos pratos ofertados é uma constante, assim como o atendimento.

Este domingo passado não foi diferente. Pratos saborosos e sobremesas divinas. Quis aproveitar a matéria e passar a receita do Crèpe Suzette, preparado na frente do cliente, como deve ser.

Crèpe Suzette é uma das sobremesas francesas mais difundidas no mundo. Feito com panquecas doces, com manteiga batida, açúcar, zester (raspas) de casca de laranja e licor de laranja (Cointreau, Grand Marnier ou Curaçau), esta sobremesa é um espetáculo, desde seu preparo até a degustação.

É uma sobremesa muito antiga, do século XV. Seu nome atual é creditado a  Henri Charpentier (discípulo de Escoffier). Trabalhando no serviço de mesa do Café Paris,em 1896, ao servir uma sobremesa com crèpe ao príncipe de Gales (futuro Eduardo VII), teve a idéia de adicionar conhaque e flambar. Ao recusar o desejo do Chef (que quis dar seu nome ao prato), sugeriu Suzette, nome da moça que o acompanhava.

INGREDIENTES (8 porções)

CRÈPES

90 g de manteiga sem sal

175 g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

4 ovos

1 xícara e meia de leite

MANTEIGA DE LARANJA

175 g de manteiga sem sal

30 g de açúcar de confeiteiro

3 laranjas grandes

15 ml de licor (Contreau, Grand Marnier ou Curaçau)

PARA FLAMBAR

4 colheres (sopa) de conhaque

4 colheres (sopa) de licor, um dos citados acima

PREPARO

CRÈPES

Derreta a manteiga em uma panela pequena e deixe esfriar.

Peneire a farinha em uma tijela grande. Junte o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e coloque os ovos. Lentamente, vá incorporando metade do leite em fio, batendo sempre com um fuet (batedor de arames), afim de conseguir uma massa absolutamente lisa. Junte a manteiga, batendo sempre. Junte o restante do leite, até uma consistência parecida com a de creme de leite. Tampe e deixe descansar por 30 minutos.

MANTEIGA DE LARANJA

Misture a manteiga e o açúcar até conseguir um creme. Com a parte fina de um ralador, rale a casca de 2 laranjas. Retire toda a parte branca de 2 laranjas e corte em gomos.

Adicione a casca ralada da laranja na  manteiga. Coloque 2 colheres (sopa) de suco de laranja e o licor. Bata até ficar liso. Mantenha à temperatura ambiente.

Prepare as tirinhas de laranja: corte a casca (sem a parte branca), no sentido do comprimento. faça tirinhas bem finas. Aqueça um pouco de água em uma panela, até a fervura. Coloque as tirinhas e ferva por 2 minutos. Retire e escorra.

FINALIZAÇÃO

Frite os crèpes em uma frigideira de 25 cm. Procure deixar o mais fino possível.

Depois de todos estarem prontos, efetue a montagem do prato. Espalhe a manteiga em um crèpe. Aqueça a frigideira que irá usar para flambar e deposite o crèpe com a manteiga virada para baixo. Em fogo médio, aqueça  e dobre o crèpe no meio, depois em quarto. Repita o processo com mais dois crèpes.

Aqueça o conhaque e o licor em uma conha pequena.Despeje sobre os crèpes e incline a frigideira, para atear fogo à bebida. Deixe as chamas se extinguirem . Sirva guarnecido com as tiras de casca de laranja, gomos de laranja ou sorvete de creme, como é feito no Chalet Suisse.

Este Crèpe Suzette foi preparado pelo Maitre João, que com sua equipe proporciona um atendimento dos melhores, mantendo a fama do Chalet Suisse de ser um dos melhores restaurantes de Curitiba.

Parabéns ao João, Natal, Chico, Nei e Elias e muito obrigado.

Para saber mais sobre o Chalet Suisse, clique AQUI.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Claudia

    Realmente este Restaurante é indiscutivelmente o melhor da cidade…tudo lá é muito bom. O atendimento é um diferencial…parabéns a equipe coordenada pelo maitre João Francisco com muito sucesso!

  2. carlos

    Grande Orlando
    VOCE LEU MEUS PENSAMENTOS. QUERIA UMA RECEITA PARA FAZER CREPE SUZETE PARA MINHA FILHA.

    Valeu. Essa receita é the best.

    forte abraço

    Carlos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.