Molho com sabor silvestre.

Depois de um tempo, resolvi testar o molho de carne NoMU.

Nunca fui adepto de caldos prontos. Acho o sabor totalmente artificial e excessivamente condimentado. Já trabalhei em restaurantes que o dono teimava usar. Foi difícil incutir que um caldo caseiro é um diferencial monstruoso no resultado final de um prato.

Porém, cozinha é tempo. Cozinha caseira não é a mesma de restaurantes. Não podemos contar com panelões, fornos e fogões industriais, para produzir uma quantidade de caldo que valha a pena. O tempo gasto na preparação de um demi-glace (que é só uma base para molhos) é extremamente grande. Não é o caso para fazer em casa.

Há um tempo, publiquei um release da linha de caldos prontos NoMU (clique AQUI para saber mais), uma empresa sul africana. Gentilmente, me enviaram uma  amostra do caldo de carne líquido concentrado. Hoje resolvi experimentar, fazendo um molho que adoro, cogumelos.

O resultado me surpreendeu. Um caldo concentrado suave e levemente temperado. Utilizei pouca quantidade, mas que resultou em um sabor equilibrado e honesto. Enfim, um caldo perfeito para ter em casa. Vale a pena gastar um pouco mais, mas ter um produto de qualidade.

Molho de cogumelos é uma delícia. Sou fã. O sabor silvestre é inebriante. A adição de funghi secchi torna-o especial. Você pode utilizar qualquer tipo de cogumelos. Procure fazer um mix. Também gosto de usar lãminas de cogumelos maiores, grelhadas separadamente e servidas em conjunto com o molho.

INGREDIENTES (6 porções)

15 g de funghi porcini (prefira italiano)

150 g de cogumelos diversos (shitake, Paris, etc.)

1/2 cebola pequena picada finamente

30 g de manteiga

150 ml de creme de leite

100 ml de vinho branco seco

1 colher (sopa) de caldo de carne líquido NoMU

Sal e pimenta-do-reino moída na hora (se achar necessário)

PREPARO

Deixe o funghi porcini de molho no vinho, para desidratar. Espere amolecer e pique em pedaços pequenos. Reserve o vinho. Corte os demais cogumelos em fatias. Reserve fatias maiores para grelhar em separado.

Aqueça uma frigideira e coloque a manteiga. Adicione a cebola e deixe amolecer. Junte os cogumelos e cozinhe por 3 minutos. Coloque o vinho e deixe evaporar.

Abaixe o fogo e ponha o caldo de carne. Cozinhe por 1 minuto. Junte o creme de leite e deixe aquecer, mas sem ferver. Mexa por 2 minutos. Retire e finalize, fora do fogo, com uma colher (sobremesa) de manteiga gelada.

Sirva com mignon (como demonstrado aqui), ou com a carne vermelha de sua preferência.

Este molho também vai bem com massas recheadas, como um ravióli, por exemplo. Podem apostar no molho NoMU. Realmente é de uma qualidade excelente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Cassandra -TIBOR restaurante

    Boa noite amigo Chef, também tenho certa resistencia com molhos prontos. Mas com indicação de um profissional , me deu vontade de provar. Onde encontro tal marca? abraço e obrigada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.