Comida de beira-mar.

Casquinha de siri é um dos petiscos mais apreciados em nosso litoral.

Sentar em uma sombra à beira-mar e degustar uma casquinha, acompanhada de uma caipirinha ou cerveja, em boa companhia, é um dos grandes  prazeres da vida.

Claro está, que este prazer não é exclusividade só de quem está próximo ao mar. Aqui em minha cidade, que “não tem mar, mas tem bar” (Paulo Leminski), a casquinha de siri é encontrada em vários lugares, e  degustada com o mesmo prazer.

Hoje encontramos esta iguaria à venda em supermercados, prontas e congeladas, sendo que o único trabalho que terá, é o de aquecer no forno até gratinar.

Mas, como tudo, preparar em casa fica mais gostoso. Você dosa os temperos à sua maneira, e pode até dar um toque particular, um toque só seu. A carne de siri é facilmente encontrada em boas peixarias, assim como as casquinhas prontas para receberem seu recheio.

Então, vamos deixar de preguiça e colocar a mão na massa. É simples demais. O tempero especial que coloco é um quase nada de gengibre. Fica maravilhosa.

INGREDIENTES (4 pessoas)

100 g de carne de siri desfiada

1/cebola pequena, finamente picada

1/2 dente de alho bem picado

1 colher (sobremesa) de molho inglês

1 tomate pequeno picado

1 pitada de gengibre ralado

Farinha de rosca

1 colher (sopa) de óleo de girasol

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Aqueça o óleo em uma frigideira e coloque a cebola e o alho. Refogue por 1 minuto e junte o tomate. Deixe alguns segundos e ponha a carne de siri, o molho inglês e o gengibre. Tempere com a sal e a pimenta e cozinhe por 5 minutos.

Recheie as casquinhas de siri com a mistura. Passe a carne na farinha de rosca. Leve ao forno para gratinar. Sirva bem quente, acompanhada de limão.

Não importa onde esteja, casquinha de siri é sempre bem vinda.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Carolina

    Quem diria que vou escrever isso aqui: gente, essa casquinha está maravilhosa!
    Nunca fui fã de casquinha de siri… e de fato nunca tive muita coragem de comer, mas Orlando, essa casquinha está lindona! Linda de chegar a me dar muita vontade de comer!Amei.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.