A Cozinha do Futuro

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Equipamentos que transformaram a cozinha

Jetsons

O Oba traz hoje alguns equipamentos que transformaram a cozinha em um laboratório científico.

Alguém lembra-se da cozinha dos Jetsons? Criado na década de 60, o desenho retratava uma família do século XXI. Carros voadores, rôbos e a cozinha (ahh, a cozinha…). Bastava escolher o cardápio, apertar um botão e o prato se materializava na sua frente. Ainda não chegamos a tanto, mas olhando para isto temos a certeza que estamos próximos.

Quando o físico-químico francês Hervé This e o físico húngaro Nicholas Kurti resolveram explicar cientificamente as transformações culinárias e definir com precisão os processos físicos-químicos transcorridos no ato de cozinhar, inauguraram uma nova era: a era da Gastronomia molecular.

Em 1992 estas questões foram levantadas no primeiro Seminário Internacional sobre Gastronomia Molecular. Ali ficaram lado a lado Chefs e Cientistas. Ali a cozinha tomou rumos até então inimagináveis.

De lá para cá, a aplicação da ciência à culinária ganhou adeptos pelo mundo afora. A começar por Ferran Adrià, o genial Chef espanhol que mostrou ao mundo este novo conceito de cozinha, com suas espumas e esferas.

Com todas estas novidades, começaram a surgir novos equipamentos nas cozinhas dos restaurantes e até nas residências. Levando-se em conta que, com excessão do forno de micro-ondas, nada de significativo foi criado no universo da cozinha nas últimas 4 décadas, isto já foi um tremendo avanço.

Para conseguir a textura ideal, o ponto perfeito de cocção, mudar completamente a textura, preservar o sabor dos alimentos em toda a sua plenitude, Chefs e Cientistas começaram a desenvolver novos equipamentos.

Invenções como estas proporcionam sabores e texturas inesperadas ao paladar e guardam estreita ligação com segurança alimentar. Estes são alguns dos equipamentos que um dia estarão em sua cozinha.

GASTROVAC

Gastrovac

A nova versão da velha panela de pressão. Máquina compacta criada pelos Chefs Sérgio Torres e Javier Andrés em parceria com a Universidade Politécnica de Valência. A máquina possibilita a cocção a vácuo (baixa pressão e ausência de oxigênio) em diferentes técnicas culinárias. O Gastrovac pode deixar os alimentos porosos, para que absorvam outros aromas ou sabores.

THERMOMIX

Thermomix

Possui uma série de funções simultâneas, entre elas a de balança e vaporizador. A mais importante de todas é a de processar alimentos a uma temperatura controlada e precisa, obtendo-se assim cremes e purês de textura aveludada. A rotação de suas lâminas é tão alta que consegue quebrar até pequenas moléculas de amido.

RONER

Roner

É um termocirculador que possibilita cozimentos a baixa temperatura com controle muito preciso de calor. Nele, pode-se fazer cocção de alimentos embalados herméticamente para que não percam seus sucos.

PACOJET

Pacojet

Usado para emulsionar rapidamente sorvetes e sorbets (ela tritura o gelo em grãos imperceptíveis), e também para processar alimentos congelados, transformando-os em purês.

(Fonte: Revista Bio-Nutrição e Saúde de agosto 2009)

Por enquanto são equipamentos que não imaginamos em nossas casas, com excessão do Thermomix (já muito utilizado na Europa, mas de preço exorbitante no Brasil). Mas, com  certeza um dia estaremos familiarizados com tudo isto. E, quem sabe neste dia, apertar um botão e receber o alimento pronto já esteja nos planos das indústrias.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...