Aïoli

Abiu
3 de fevereiro de 2011
Ostras gratinadas
6 de fevereiro de 2011
Mostrar todos

A glória provençal.

Aïoli é uma das especialidades provençais mais famosas.

O creme dourado e brilhante é também chamado “manteiga provençal”. Feito à partir de uma maionese comum, este molho acompanha bacalhau, batatas, beterrabas, pimentões e cenouras (crus ou cozidos), peixes, sopas e até escargots.

Com ele é feito o “Aïoli Garni“, um dos mais tradicionais pratos de véspera de Natal. Vários ingredientes são reunidos, desde um frango cozido a vegetais, simplesmente cozidos em água e sal. É um prato para uma grande família, uma reunião de amigos queridos, para ser comido devagar, degustando cada momento.

Se você quiser uma pequena entrada, um antepasto delicioso, faça como nesta receita. Bastonetes de cenoura cozidos ligeiramente em água salgada, servidos com esta maravilha da Provença.

A quantidade de alho deve ser bem generosa. Claro que você pode usar menos, mas  o verdadeiro aïoli é uma mistura de maionese combinada com o potente sabor do alho. Você deve sentir o alho arranhando sua garganta quando engolir.

INGREDIENTES (6 porções)

2 gemas

2 colheres (sobremesa) de suco de limão

2 dentes de alho grandes, socados em pilão até a consistência de purê

250 ml de azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Em uma tigela (inox), coloque as gemas e o alho. Misture muito bem. Vá adicionando o azeite em fio, sem parar de bater (utilize um batedor de arames). Acrescente o azeite aos poucos, até começar a ficar consistente.

Caso a maionese “desande”, coloque uma gema em outra tigela e acrescente a mistura lentamente, batendo sem parar.

Adicione o limão, o sal e a pimenta. Continue colocando o azeite até o final. Não deixe ficar muito líquido. Aïoli deve ser mais espesso que a maionese comum.

Este molho pode ser mantido em geladeira, em recipiente fechado, por 2 dias.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

4 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Joyce Sanchotene, Orlando Baumel. Orlando Baumel said: No OBA > Aïoli – http://tinyurl.com/4838yfy > #postaday2011 […]

  2. Carolina disse:

    Ai, nem te conto minha felicidade de tentar fazer e ficar bom, devia até ter tirado foto pra vc acreditar! Show de bola!

  3. Nossa, extremamente interessante, uma “maionese” simples de fazer. Será que que fica bom em um Chesse Burguer mestre Orlando?

  4. zeildo elisio de araujo disse:

    fiquei bastante curioso, vou tentar fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *