Ambrosia

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

O doce dos Deuses.

Ambrosia é um doce originário da Península Ibérica, feito de ovos, leite a açúcar.

manjar dos deuses do Olimpo, ambrosia era um doce com divinal sabor. Alguns diziam que tinha o poder de cura e se um humano tomasse, ele morreria.

Outros diziam que era tão poderoso, que se um mortal (a quem era vetado) o  comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade.

O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal. Conforme a mitologia grega, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastando apenas que alguém pusesse em sua boca.

Segundo a Mitologia grega era o alimento dos deuses olímpicos enquanto o néctar seria sua bebida. Ambos tem fragrância e poderiam ser usados como perfume.

Fonte: Wikipedia

No Brasil, é comum na culinária do Sul e de Minas Gerais.

INGREDIENTES

1 litro de leite

12 ovos de galinha (de preferência caipira)

800 g de açúcar

Suco de 1 limão

Zester (raspas da casca, sem a parte branca) de limão

4 cravos

1 pedaço pequeno de canela em rama

PREPARO

Bata os ovos no liquidificador até formar um creme. Coloque o leite, os ovos batido e os demais ingredientes em uma panela.

Leve ao fogo e cozinhe em fogo brando por mais ou menos 1 hora e meia. A ambrosia deve engrossar e dourar. Guarde em geladeira e sirva gelado.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...