Clique aqui para Imprimir Clique aqui para Imprimir

Azeite em outros idiomas

Azeites, Colunistas
22/06/2010 7:47 pm

Várias palavras, um significado.

Laura Reinas nos mostra os diversos nomes que o azeite recebe pelo mundo.

Variação de nomes

Os nomes de alimentos variam de lugar para lugar, de região para região, mas sua essência sempre se mantém. Temos o exemplo da abóbora, que nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil atendem por esse nome, e nas regiões norte e nordeste é chamada de Jerimum.

Como todo e qualquer alimento, o azeite também passa por essa etapa de mudança de nomes em diversas regiões e é chamado por vários nomes diferentes, mas sua origem e suas derivações são parecidas com a mesma raiz da palavra em seu nome.

As palavras que derivam ‘óleo’ em todos os povos do mediterrâneo têm uma única origem, o termo grego Elaia que deu origem a Olea em latim, e mais tarde a oliva, olive, olivo, etc.

E a palavra ‘azeite’ veio da palavra em hebraico Zait, que se transformou na árabe Zaitun, de onde originam azeite, azeitona, aceite e outras.

Aqui umas formas de dizer óleo de oliva ou azeite em outras línguas pelo mundo afora.

Latim: olivum/oleum

Inglês: oil

Italiano: olio de oliva

Árabe: azeit/zite

Português: azeite, óleo de oliva.

Alemão: Öl, olivenöl.

Francês: huile

Catalão: oli d’oliva

Castelhano: aceite de oliva

Quando então viajar, não se preocupe, vão te entender mesmo se somente dizer olive oil.

Laura Reinas

* Fonte foto: http://njmonthly.com/

Related Posts with Thumbnails
Este artigo foi publicado por em Tuesday, June 22, 2010as 7:47 pm. Você pode acompanhar os comentários deste post através do RSS feed. You can deixe um comentário, ou deixar trackback diretamente do seu site. Tags:

Queremos saber sua Opinião


Origem do Sabor

16/01/2012 1 Comment

Para os leitores curiosos, esta é uma dica especial do Oba! A Bunge está trazendo para os usuários do Facebook uma ferramenta muito interessante, ela se chama “Origem do Sabor”. Quem acessa a ferramenta, digita o nome de um prato e como resposta, tem acesso a todo o processo que envolve o preparo do prato, da obtenção dos igredientes até o prato final. Quando você inicia a digitação, o site já lhe oferece uma lista de pratos para conhecer, dentre [...]

Continue Lendo →

Açorda Alentejana

11/02/2012 1 Comment

Maravilhosa simplicidade em uma Ode ao Pão. Açorda Alentejana é uma das coisas mais simples e  deliciosas do mundo. É incrível a capacidade dos portugueses de transformar os mais simples ingredientes em verdadeiras obras de arte da gastronomia. Assim como o Caldo Verde, esta magnífica herança eterna nos deixada pelos lusitanos, a Açorda Alentejana é uma daquelas comidas reconfortantes e inesquecíveis. Não é a toa que foi eleita uma das 7 maravilhas da culinária do nosso país irmão. Uma simples [...]

Continue Lendo →

Geleia de Abacaxi e Pimenta

01/02/2012 Comente

Geleia turbinada. Nossa leitora e colaboradora constante Leila Scheffer nos envia uma ótima sugestão de geleia. Esta receita é ideal para ser utilizada acompanhando carnes mais gordas, principalmente de porco, ou simplesmente complementando um queijo, como parte de um antepasto. Deliciosamente ácida e picante, esta geleia transforma uma simples costelinha de porco em um prato gourmet. Pode ser armazenada durante um bom tempo em geladeira. Sempre será uma excelente opção em um evento mais requintado. INGREDIENTES 1 abacaxi Pérola, sem [...]

Continue Lendo →

Campagnolo – Casa de Espetinhos

12/02/2012 Comente

Simpatia e comida da boa. Alguns fatores são fundamentais para o sucesso de um restaurante, independente do que ele se propõe a oferecer. Comida de qualidade e atendimento sempre simpático são primordiais. Junte a isto um ambiente em que a gente se sinta em casa mais preços honestos e terá um lugar que vai virar freguês. Sempre que pensar onde ir, este restaurante  será lembrado. Assim foi com o Campagnolo. Eu passava pela frente e sempre tive vontade de ir [...]

Continue Lendo →
Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes