Tagliata di Manzo.

O saboroso bife italiano.
Os bifes italianos não são famosos por sua maciez. São famosos pelo sabor, que acaba compensando a textura mais tenra. Italianos não são pródigos em usar molhos para adicionar sabor. Uma boa pitada de sal, um azeite de oliva extravirgem de qualidade e um pouco de pimenta-do-reino na finalização e você deixa um italiano feliz.
O uso de outros agentes de sabor fica restrito ao uso parcimonioso de ervas e alho.
A técnica é simples. Um bife grande e alto é grelhado e depois cortado em fatias menores, retornando para a frigideira que contem a erva, o alho e azeite de oliva.
O resultado é surpreendente. O sabor suave da erva escolhida misturado com o perfume de alho é inebriante. O ponto, você escolhe, claro. Mas te falo, mal passado é perfeito, ainda mais se a carne escolhida for o mignon, como demonstrado aqui.
Vale ressaltar que estou usando mignon por uma simples opção. Alcatra, maminha e contrafilé (imbátivel), são escolhas acertadas demais.
Um bife servido desta maneira é denominado Tagliata. Termo derivado do italiano tagliare, “cortar”.

INGREDIENTES (4 pessoas)
2 bides sem osso, com 5 cm de espessura (pode ser alcatra, contrafilé, maminha ou filé mignon)
1/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem
12 dentes de alho descascados
2 galhinhos de alecrim fresco (ou outra erva de sua preferência)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e o alho, mexendo de vez em quando. Cozinhe até o alho estar dourado. Desligue o fogo e adicione o alecrim.
Aqueça uma panela de ferro. Coloque um pouquinho de azeite. Deposite os bifes e deixe grelhar por 3 minutos, até ficar com uma coloração marrom escuro. Vire, salpique sal e deixe cozinhar o outro lado de maneira igual ao primeiro.
Retire e corte em fatias enviezadas, de aproximadamente 1 cm de espessura. Deve estar bem mal passado.
Aqueça a frigideira com o alho e o alecrim em fogo médio-forte. Coloque a carne fatiada, juntamente com o suco que ficou na tábua de corte. Cozinhe por no máximo 1 minuto, mexendo constantemente e juntando pimenta-do-reino de maneira generosa.
Sirva com o acompanhamento de sua preferência. Neste caso, somente brócolis e couve-flor cozidos no vapor.

Esta maneira italiana de preparar bifes é uma das melhores que conheço. Com certeza você vai virar fã.
Sorvete de Iogurte.
Bell Rezende nos mostra uma receita para amenizar estes dias de forte calor.
Gente ! Que calor, heim ?
Eu, que amo calor, estou em bicas aqui em casa, na rua ...
XVII Festa do Boi Recheado - Viadutos - RS.
A Chef Claudia Habas nos conta um pouco desta super festa e de quebra mostra como preparar este "petisco".
Hoje, o que trago ...
Pães de Bento.
A Chef Claudia Habas nos traz hoje receitas dos pães que fazem a festa em Bento Gonçalves.
PÃO DE BATATA
INGREDIENTES
-1/2 kg de batata inglesa cozida e espremida (reserve)
- 2 ... 
















9:31 am
Faz muito tempo que estou querendo reservar um tempo pra comentar isso: MA-RA-VI-LHO-SO!
8:24 pm
Orlando, sou carnívora assumida!! Comia isso fácil e mal passado é meu ponto!! Delícia!
4:17 pm
Maravilha!!!! Aki todos adoraram. Obrigado.