Bisteca à Fiorentina

Gastrite
14 de maio de 2010
Feijoada Kleinbier – Oba Gastronomia
16 de maio de 2010
Mostrar todos

Bistecca alla Fiorentina.

O filé da Toscana.

A Bistecca alla Fiorentina é um prato típico da Itália, da região de Toscana, onde é venerada. Seu preparo é quase um ritual. Desde o corte até a hora de servir, todos os passos são tratados como se fosse uma ciência.

Como a grande maioria dos pratos com carnes italianos (veja AQUI), a Bistecca alla Fiorentina é simples, mas nem por isto menos saborosa. Temperada somente com sal, pimenta-do-reino moída na hora e um excelente azeite de oliva extravirgem, na Itália é preparada na brasa. Por vezes a lenha é “temperada” com casca de laranja e limão. Nesta receita usei uma grelha para fogão.

A carne usada é o T-Bone Steak (nosso filé em T), que traz de um lado o mignon e do outro o contrafilé. A peça é cortada com 3 cm de altura. Depois de marinada brevemente, vai ao fogo alto, onde só é virada uma vez. Há quem diga que o termo bisteca vem do inglês beef steak.

INGREDIENTES (2 pessoas)

1 filé em T, cortado alto (3 cm), com aproximadamente 1,3 Kg

Azeite de oliva extravirgem, para marinar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

3 ramos de alecrim (opcional)

6 dentes de alho (opcional)

PREPARO

Tempere a carne com o sal e a pimenta. Besunte com o azeite de oliva e deixe marinando por 30 minutos.

Aqueça uma frigideira pesada (caso opte  por churrasqueira, deixe as brasas ardentes). Coloque a carne e deixe por 5 minutos, ou até estar bem marrom. Vire uma única vez e repita o processo.

Retire e reserve. Deposite o azeite excedente em uma outra frigideira e torne a  aquecer com os dentes de alho. Deixe até ficarem dourados. Desligue o fogo e coloque os ramos de alecrim. Deixe por um minuto e despeje na carne.

* O uso de alecrim e alho é opcional.

Sirva imediatamente, acompanhada de batatas ou de um purê de batatas com espinafre, como fiz aqui. Também pode guarnecer com limão em quartos.

Este prato é uma maravilha. Para quem é de Curitiba, vale a pena experimentar a Bisteca alla Fiorentina servida no Guega Ristorante. É imperdível.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

9 Comentários

  1. jose francisco disse:

    Prezados amigos, por favor me esclareçam se eu estiver errado, mas quando dizemos que determinado preparo é a fiorentina estamos afirmando que o mesmo tem como ingrediente principal o alecrim , por isso não devemos deixar de usar o alecrim pois se assim for perdemos a caracteristica principal do preparo e portanto não podemos designa-lo como sendo a fiorentina.

    • Orlando Baumel disse:

      Olá, Jose
      Muito obrigado pela participação no OBA Gastronomia.
      O termo Fiorentina (alla Fiorentina), ou Florentine, designa pratos que levam espinafre em sua composição. Pode aparecer em folhas ou como um purê.
      Espero ter te auxiliado.
      Obrigado e continue nos prestigiando.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Fal , Orlando Baumel. Orlando Baumel said: Propaganda minha, vil e mesquinha..para @falazevedo, @paticca e @magrissa Bisteca à Fiorentina – http://tinyurl.com/2fmm8qt #OBAdelivery […]

  3. Paulo disse:

    Fiz esse prato usando uma chapa de ferro igual a mostrada na foto. Deixei a chapa esquentando 20 min antes de levar a carne para grelhar. Depois grelhei durante cerca de 15 min. Ficou muito saboroso mas deu muita fumaça e a carne passou um pouco do ponto no interior. Alguma dica para não sair tanta fumaça e para grelhar por fora sem passar do ponto dentro ?

    • Orlando Baumel disse:

      Olá, Paulo
      Muito obrigado pela participação no OBA Gastronomia.
      Todo ponto de grelhagem é muito variável. Vai depender da potência de seu fogão, grossura da panela, etc. Mas, agora que já testou, é só deixar um pouco menos.
      Com relação à fumaça, não há muito o que fazer. Ou você tem uma coifa poderosa ou fará fumaça mesmo. Na Itália, este prato é feito na churrasqueira, ao ar livre. Mas, tenho certeza que depois de experimentar, esquecerá da fumaceira que fez.

  4. Silvana disse:

    Estive na Toscana e experimentei a verdadeira Bisteca a Fiorentina. Realmente é uma carne dos Deuses e quero prepará-la em minha casa para o meu amor! Mandarei notícias do feito!

  5. Cesar disse:

    Comi uma deliciosa bisteca em uma famoso restaurante em Florença. Quero fazer em casa na churrasqueira com grelha Argentina acho que vai ficar bom e bem mais barato.(paguei 100€ em uma bisteca) abraço

  6. Eduardo Scarpelli disse:

    Por favor, sou de São Paulo capital e gostaria de saber onde posso comprar este corte de carne ( Bisteca a Fiorentina). Um abraço . Fico no aguardo.

  7. […] – Risoto com queijo parmesão + bisteca à fiorentina + salada […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *