Bisteca à Fiorentina

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Bistecca alla Fiorentina.

O filé da Toscana.

A Bistecca alla Fiorentina é um prato típico da Itália, da região de Toscana, onde é venerada. Seu preparo é quase um ritual. Desde o corte até a hora de servir, todos os passos são tratados como se fosse uma ciência.

Como a grande maioria dos pratos com carnes italianos (veja AQUI), a Bistecca alla Fiorentina é simples, mas nem por isto menos saborosa. Temperada somente com sal, pimenta-do-reino moída na hora e um excelente azeite de oliva extravirgem, na Itália é preparada na brasa. Por vezes a lenha é “temperada” com casca de laranja e limão. Nesta receita usei uma grelha para fogão.

A carne usada é o T-Bone Steak (nosso filé em T), que traz de um lado o mignon e do outro o contrafilé. A peça é cortada com 3 cm de altura. Depois de marinada brevemente, vai ao fogo alto, onde só é virada uma vez. Há quem diga que o termo bisteca vem do inglês beef steak.

INGREDIENTES (2 pessoas)

1 filé em T, cortado alto (3 cm), com aproximadamente 1,3 Kg

Azeite de oliva extravirgem, para marinar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

3 ramos de alecrim (opcional)

6 dentes de alho (opcional)

PREPARO

Tempere a carne com o sal e a pimenta. Besunte com o azeite de oliva e deixe marinando por 30 minutos.

Aqueça uma frigideira pesada (caso opte  por churrasqueira, deixe as brasas ardentes). Coloque a carne e deixe por 5 minutos, ou até estar bem marrom. Vire uma única vez e repita o processo.

Retire e reserve. Deposite o azeite excedente em uma outra frigideira e torne a  aquecer com os dentes de alho. Deixe até ficarem dourados. Desligue o fogo e coloque os ramos de alecrim. Deixe por um minuto e despeje na carne.

* O uso de alecrim e alho é opcional.

Sirva imediatamente, acompanhada de batatas ou de um purê de batatas com espinafre, como fiz aqui. Também pode guarnecer com limão em quartos.

Este prato é uma maravilha. Para quem é de Curitiba, vale a pena experimentar a Bisteca alla Fiorentina servida no Guega Ristorante. É imperdível.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...