- - https://obagastronomia.com.br -

Bolinho de Camarão Caiçara

Pense em um bolinho de camarão fartamente recheado, com uma casquinha crocante e deliciosamente cremoso por dentro. Pois foi este mesmo que tive o prazer de experimentar neste verão. Depois de um jantar, em que servi um Olhete com Molho de Camarão [1] para queridos amigos, no dia seguinte foi a vez de Dona Regina, mãe da Regina Franco (colaboradora deste site e amiga desde sempre), preparar esta delícia de petisco e servir como entrada de um belo Rosbife com Arroz Árabe [2].

Bolinho de camarão [3]

Preparado com a sobra do molho de camarão, foi uma das maneiras de reaproveitar alimentos mais práticas e deliciosas que já experimentei. Dona Regina utilizou farinha de mandioca fina, como fazem os caiçaras (moradores do nosso litoral). A farinha de mandioca é um ingrediente comum na culinária litorânea do sul do Brasil, principalmente no Paraná e Santa Catarina. Ela confere um crocante maior em relação a farinha de trigo, sendo também utilizada em receitas à milanesa.

Para preparar estes deliciosos bolinhos, bastou acrescentar a farinha ao molho de camarão e misturar até uma consistência não muito dura, moldar os bolinhos com as mãos e fritar em óleo bem quente. Quando os bolinhos boiarem, retirar, deixar escorrer em papel toalha e servir com limão e um molho de pimenta. Impossível comer apenas um. É começar e não parar mais.

Caso você não possua o molho de camarão pronto, a receita também não requer tanto trabalho assim. Basta fazer um refogado com 1 dente de  alho e 1 cebola picada, fritando no óleo de girassol. Junte 2 litros de água e deixe ferver. Acrescente camarões sete barbas (500 g) com a casca e deixe cozinhar até pegar cor. Retire os camarões e descasque-os, retornando as cascas para  a panela. Deixe ferver por mais 15 minutos e retire toda a parte sólida. Vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos, sem parar de mexer, até a consistência de pirão não muito líquido. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde picado. Caso queira, adicione outras ervas de sua preferência, como alfavaca ou coentro, por exemplo). Deixe esfriar, molde os bolinhos e frite em óleo quente. (Litoral Sul Virtual [4])

Bolinhi de camarão 1 [5]

Uma sugestão fantástica para aproveitar o verão que aos poucos vai nos deixando. Um pretexto maravilhoso para passar horas inesquecíveis ao lado de amigos, como foi este dia na praia. Dia do bolinho de camarão perfeito.