Bottarga e uma receita

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Bottarga di muggine é a ova da tainha-negrão. As melhores vem das águas salgadas do Lago Cabras, oeste da Sardenha. 

A ova, extraída inteira, é limpa e salgada antes de ser levemente comprimida, lavada e seca ao sol. O produto resultante tem a forma de uma lágrima alongada de cerca de 10 a 18 cm de comprimento e de cor âmbar dourado. Tradicionalmente envolvida em cera e vendida aos pares, atualmente a bottarga costuma ser embalada à vácuo.

Depois de remover a fina membrana que a envolve, a bottarga pode ser cortada em fatias fininhas e temperada com um bom azeite de oliva e sumo de limão. Talvez o meio mais delicioso e típico de servir seja cortada ou ralada sobre espaguete recém preparado. A bottarga jamais deve ser cozida. (1001 comidas para provar antes de morrer – Editora Geral – Frances Case)

Felizmente, pela visão fantástica de uma família catarinense, a bottarga começou a ser produzida no Brasil. Depois de muito estudo e experiência com ovas, foi criada a Bottarga Gold, caindo nas graças de Chefs e Gourmets do Brasil em pouco tempo.

Desde 1958 a família Fuck descendente de imigrantes europeus, vem se dedicando com muito amor no ramo da pesca no Brasil, e desta paixão nasceu em 2009 a Caviar Brasil Produtos Alimentícios Ltda. Uma empresa jovem, mas com uma longa história e experiência no ramo de captura, industrialização, importação, exportação e comercialização de pescados.

A qualidade e regularidade dos produtos permitiu-lhe ser a principal exportadora de ovas de tainha congelada, para os países europeus como Itália, França, Espanha e Grécia; asiáticos como Japão e China.

Percebendo que o mercado brasileiro da gastronomia vem crescendo e ansioso para conhecer novos produtos, a Caviar Brasil Alimentos desenvolveu e adquiriu todas as suas credenciais na fabricação de seus produtos. Estudando profundamente o processo de produção da ova de tainha salgada e desidratada é que nasceu a Bottarga Gold, derivado da matéria prima (ova de tainha) as quais são capturadas somente nos meses de maio e junho na costa catarinense.

Bottarga, de origem no Mediterrâneo é uma iguaria que tem sem dúvida um sotaque sulista, mas a séculos ela é conhecida pelos italianos como “Bottarga di muggine”, franceses “Poutargue”, gregos “Avgotaracho”, japoneses “Karasumi”, chineses “de wüvúzí”e os americanos “Mullet Roe”.Vários países estão competindo pela origem do produto e é provável que foi na França no século XI A.C. em Martiques (perto de Marselha) que se tornou uma iguaria encantando paladares até os dias atuais. 

Mantendo o nível desta iguaria a Caviar Brasil Alimentos fez grandes investimentos em uma fábrica totalmente nova que preenche todos os requisitos de segurança alimentar e rastreabilidade dos produtos que fabrica, mantendo suas características artesanais e sua tradição.Situada em Itajaí, Santa Catarina que é o maior porto pesqueiro do Brasil, a Caviar Brasil Alimentos tem preocupação de fazer todos os dias produtos únicos de alta qualidade com uma seleção cuidadosa das matérias-primas para levar ao consumidor brasileiro um produto de excelente qualidade e que seja encontrado todos os meses do ano. (Site oficial da Bottarga Gold)

Como pretendo utilizar a bottarga em um evento mais para o fim do ano, solicitei informações e fui agraciado com amostras produzidas pela Bottarga Gold, para ir testando receitas. O que me chegou foi a bottarga inteira, ralada e granulada.

A primeira que testei e passo a receita aqui foi a granulada. Preparei como uma entrada, com carpaccio de  haddoque defumado e folhas. Como tempero, apenas azeite de oliva e um pouco de aceto balsâmico aromatizado com baunilha (encontrado em lojas de produtos gourmet), finalizando com bottarga granulada e um pouco de bacon crocante.

O resultado é surpreendente. Uma entrada saborosa demais. A bottarga traz o mar para nossa boca. Um sabor fantástico e marcante.

Carpaccio de Hadoque defumado com Bottarga

Por 14 de agosto de 2012

  • Rating 5 stars - based on 3 review(s)

Instruções

Distribua o carpaccio de hadoque em um prato. No centro, coloque as folhas, devidamente higienizadas. Regue com o azeite de oliva e o aceto. Polvilhe a bottarga por cima do carpaccio e o bacon nas folhas. Sirva imediatamente.

Print Friendly

Um ingrediente fantástico. A Bottarga Gold merece todo o reconhecimento. Uma empresa genuinamente brasileira, utilizando matéria prima de nosso litoral, com uma competência extraordinária e produzindo, com toda a certeza do termo, o Caviar Brasileiro.

Saiba mais sobre a Bottarga Gold.

E se tem uma coisa que nós do Oba Gastronomia adoramos fazer é testar, experimentar e conhecer novos produtos.

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00
Loading...Loading...