Bouillabaisse

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

A Bouillabaisse de Aniversário

DSC03899

Comemorar com amigos é a melhor coisa do mundo!

E a comemoração de um ano do OBA não poderia ter sido melhor. Poucos, mas grandes amigos, e o principal, as duas pessoas que mais me ajudam por aqui.

Pensei muito no que fazer; que prato iria ter um significado para a data…e cheguei em Bouillabaisse. Uma das sopas mais famosas do mundo.

A Bouillabaisse era a sopa preparada pelos pescadores do Porto de Marselha, em dias  que a pesca era farta. Todos os peixes que sobravam eram cozidos em uma sopa rica em temperos, preparada no porto e compartilhada com todos.

E foi esta a razão da escolha desta linda sopa para o aniversário do OBA. Compartilhar…tudo na vida resume-se a isto. Quando as pessoas se derem conta disto, o mundo inteiro será outro.

Muito Obrigado a todos pelo carinho! A Bouillabaisse é para vocês!

DSC03898

INGREDIENTES          (10 pessoas)

2,5 Kg de peixes variados (usei cação, robalo e pescada) em pedaços de um bocado (peça as cabeças e espinhas)

300 g de lulas em rodelas

300 g de polvo em pedaços

Uma pitada de filetes da açafrão

6 dentes de alho picados

70 ml de azeite de oliva extravirgem

1 cebola grande picadinha

2 alhos-poró médios cortados finamente

2 talos de salsão cortados finamente

1 bulbo de funcho cortado finamente

2 latas (500 g) de tomate italiano

1 laranja  (retire uma fatia da casca com um descascador de legumes)

12 ramos de salsinha picada

1 macinho de ervas (6 folhas de salsinha, 3 de tomillho fresco e 1 folha de louro)

15 ml de Pernod (ou outro anisado) – usei Arak

PREPARO

Faça a marinada de açafrão: Coloque o açafrão em uma tigela pequena e adicione 30 ml de água fervente. Deixe de molho por 10 minutos. Misture 2 dentes de alho picados e 40 ml de azeite de oliva. Mescle tudo muito bem e despeje nos peixes. Deixe tomar gosto por 1 hora e meia.

Faça um caldo de peixe rápido. Use as cabeças e espinhas. Coloque água mineral, cebola em pedaços, alho e alguns grãos de pimenta. Deixe ferver por 20 minutos.

Coloque a lula e o polvo em uma panela de pressão, juntamente com dois dentes de alho descascados. Cubra com vinho tinto. Quando abrir pressão, deixe por  10 minutos e desligue.

Em uma panela grande (usei de barro), prepare um refogado com a cebola, o alho-poró, o salsão e o funcho. Deixe por 5 minutos. Adicione o tomate, a salsinha, a casca de laranja e a marinada de açafrão.

Amarre o macinho de ervas na panela. Junte o caldo de peixe e o Pernod ; tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por 40 minutos.

Coloque os peixes e cozinhe até estarem no ponto. Junte o polvo e a lula.

Para servir, separe as carnes do ensopado e sirva com torradas e molho Rouille (tema do post de amanhã).

Como disse, Bouillabaisse é uma comida festiva. Perfeita para o primeiro ano do Oba. Perfeito para a “Equipe” que me ajuda sempre. Feito para amigos. Vocês são sempre convidados.

DSC03906

Muito obrigado! Vocês são a razão do Oba!

Print Friendly

Posts Relacionados

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...

8 Responses to Bouillabaisse

  1. Marly

    ‘Vixe’, que essa tua sopa está com uma aparência hiper/super convidativa! Amo sopas (já até pensei em fazer um post sobre elas: boillabaisse/minestrone/borscht/vichyssoisse etc.)!
    um abraço.

  2. Gasparzinha

    Eu conheci a Bouillabaisse quando li o livro da Julia Chil “My Life in France”. Quando se mudou de Paris para Marseille ela descobriu esta delicia e andou exaustivamente a pesquisar as origens deste prato.

    Orlando, não podias ter escolhido melhor!
    Além da delícia que certamente estava, a partilha que lhe está na génese é perfeita para celebrar a amizade que se respira aqui no Oba.

    Beijinhos.

  3. Lara

    Comemorar com os amigos realmente eh a melhor coisa do mundo….Obrigada!!!

  4. Carol

    Eu agradeço em nome da “equipe” do Oba, pelo carinho e atenção! Sucesso!

  5. M. Alice

    Confesso que não é dos meus pratos preferidos, mas como foi o Orlando que fez, aí sim,eu comi. Muito suave, meus parabéns.

  6. Cherry

    Só de pronunciar o nome dessa sopa e de imaginar a região de onde ela vem, a mente começa a flutuar. Mas nunca provei, para tentar fazê-la no mínimo e preciso ter a casa cheia.
    Sorte de quem se sentou a essa mesa…
    beijo

  7. healthcare jobs

    Beneficial info and excellent design you got here! I want to thank you for sharing your ideas and putting the time into the stuff you publish! Great work!

  8. Pingback: Croûte e Rouille | Oba Gastronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *