Caipirinha – Brasileira com certeza!!

Domingo de sol em Curitiba! Há algum tempo venho pensando em uma matéria sobre a Caipirinha – o Drink brasileiro por excelência!

caipirinha

A nossa Caipirinha é um Drink que encanta a todos…brasileiros e estrangeiros…Por sua simplicidade e por ser uma bebida comunitária (como foi sua proposta inicial) tornou-se uma” Instituição ” brasileira!Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo nasceu no interior de São Paulo. Era considerada um poderoso remédio contra a gripe. Em bares da cidade, a receita vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes. Da fórmula original, considerada um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis. Aos poucos, a cachaça perdeu espaço para a vodca, o rum e o saquê, ao gosto do freguês. O limão vez por outra dava lugar a frutas tradicionais, como o morango, o maracujá ou a lima-da-pérsia. Mas a imaginação dos barmen voou ainda mais alto. No moderninho Tostex podem-se provar caipirinhas de saquê com lichia, uma frutinha chinesa, ou de carambola com manjericão. Até a laranja e a jabuticaba, geralmente desprezadas, são lembradas no Barnaldo Lucrécia. Virou moda também juntar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo. Bom exemplo é a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.

caipisaque_morango

Apesar de todas estas invenções, ainda sou um adepto da Caipirinha tradicional, de Cachaça. Não sou contra a criação de novos Coquetéis seguindo a receita de caipirinha, mas não há nada melhor que uma com uma boa Cachaça, envelhecida em tonéis de carvalho!

cachaca

Agora passo a receita, tão simples e tão difícil ao mesmo tempo. Existem pessoas que ficam famosas só pelo fato de saberem preparar uma Caipirinha muito boa.

Como fazer

  • Caipirinha é feita com cachaça (para a versão feita com vodka, veja Caipiroska);
  • Corta-se o limão (descascado ou não) em rodelas ou pedaços;
  • Colocam-se os pedaços ou rodelas de limão e duas a três colheres (sopa) de açúcar;
  • Esmaga-se com um socador, apenas para liberar o suco do limão; socadores ou pilões, de madeira especiais para essa tarefa são fáceis de ser encontrados;
  • Adiciona-se gelo (em cubo, e não granizado, pois o gelo picado derrete muito rápido e estraga a caipirinha);
  • Finalmente, coloca-se a cachaça.

Obs.: Deve-se de misturar pouco o drink, assim o açúcar fica concentrado no fundo, para que a pessoa que vai beber, adoce o quanto gosta. Se ela gosta de mais doce, deve mexer mais o drink, se ela gosta mais amargo, não deve mexer.

dsc01986

Caipirinha é para nos remeter à coisas alegres! À confraternizações onde só a alegria deve reinar! Como é o Brasil… um país alegre por natureza! A foto da Caipirinha acima foi tirado na Petiscaria do Victor (para mim a melhor Caipirinha dos restaurantes que frequento) e serviu como aperitivo deste belo Linguado em crosta negra…uma delícia!!

dsc01988

caipirinha

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.