Caldo de Galinha caseiro

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Todo o líquido resultante do cozimento de aves, carnes, legumes ou peixes é a base para sopas, molhos e ensopados. Utilizar um caldo feito em casa faz toda a diferença em qualquer destas receitas.

Quando preparamos estes caldos, devemos ser bastante criteriosos na confecção. Um ingrediente nunca deve se sobrepor a outro. O resultado deve ter equilíbrio.

Um dos caldos mais usados é o caldo de galinha. Muita gente possui sua receita. Os ingredientes quase não mudam, tendo sempre o Mirepoix (cebola, salsão e cenoura) como base. O que vemos é a adição de outros ingredientes e o ato de refogá-los ou não.

Hoje passo uma variação, com um pouco mais de ingredientes e sem refogar, apenas cozinhar em água por um tempo invariável (de 3 a 4 horas). Esta receita está no livro Um Chef sem mistério (Jamie Oliver). Para quem é fã, uma oportunidade de aprender o caldo de galinha usado por ele.

Usar ossos é a maneira mais econômica de preparar caldos. Você pode comprar carcaças de galinha ou até mesmo ganhar de seu açougueiro.

Depois de pronto, o resultado será um caldo dourado e brilhante. Quando aprendemos a preparar caldos, dificilmente passaremos perto dos industrializados. A diferença é como da água para o vinho.

Caldo de Galinha caseiro

Por 5 de julho de 2012

Ingredientes

Instruções

Coloque todos os ingredientes em uma panela grande, larga e de fundo grosso. Adicione a água e leve ao fogo até a fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 3/4 horas, retirando sempre a espuma que se formar na superfície.

Coe e passe para um recipiente menor. Deixe esfriar. Depois de bem frio, deixe em geladeira de um dia para o outro. Retire a película que vai se  formar na superfície.

Este caldo se conserva bem em geladeira por até 4 dias. Caso opte por congelar, utilize recipientes menores. A validade será de 4 meses.

O caldo não deve ser temperado com sal, somente na hora de utilizá-lo.

Esta receita rende 4 litros de caldo.

Print Friendly
Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Latest posts by Orlando Baumel (see all)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...