Caponata de Berinjela

Japan House – São Paulo
9 de maio de 2017
Cardápio de Dia das Mães – Chef Antonio Filho
11 de maio de 2017

É incrível a quantidade de versões de Caponata que vemos por aí. Cada pessoa que a prepara tem seus ingredientes prediletos. Acredito que ninguém consiga repetir uma receita de Caponata que seja igual a sua anterior.

Caponata é um prato típico da Sicília, que consiste em berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar. Pode ainda levar pinhões, aipo e, principalmente em Palermo, peixe ou mariscos.

A versão maltesa desta iguaria, grafada “kapunata”, leva também pimento e é servida para acompanhar pratos de peixe, como recheio de pizza, ou como um prato leve, quente ou frio. Existe uma versão industrializada, disponível nos supermercados. É por vezes considerada uma variante italiana da ratatouille francesa. 

Cynthia Pessoa fez alguma pesquisa sobre as possíveis origens da caponata, que indicam que pode ter começado em navios espanhois, onde seria designado “capón de galera”, o que tem alguma lógica, uma vez que o vinagre é um conservante de alimentos. Outras versões ligam este prato à palavra “caupo”, que significava “taberna”, em língua latina. Para além da pesquisa, a Cynthia fez algumas experiências e propõe uma receita que inclui abobrinha, pimentões verde, vermelho e amarelo, alho (com a casca), tomilho, orégão, alecrim, manjericão, louro, malagueta, suco de laranja e passas pretas. (Wikipedia)

Enquanto a maioria das pessoas preparam sua Caponata no forno, eu prefiro fazer na panela. O tempo de preparo é bem menor e o resultado é delicioso.

Caponata de Berinjela

por 10 de maio de 2017

Tempo de Preparo : 20 minutes. Tempo de Forno : 10 minutes

Ingredientes

Modo de Preparo

Corte as berinjelas e os pimentões em tiras de 3 X 1 cm. Coloque as tiras de berinjela em uma peneira grande, salgue bem e deixe escorrer por 20 minutos. Lave bem e volte à peneira para que escorra. Corte a parte branca do alho-poró em rodelas finas e a cebola em tirinhas. Coloque as uvas-passas em uma panelinha e cubra com vodka. Aqueça até ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Descarte a vodka. Toste as amêndoas ligeiramente no forno.

Aqueça uma panela grande e coloque metade do azeite (reservando o restante). Refogue a cebola por 2 minutos. Coloque o alho, a berinjela e os pimentões. Cozinhe por 5 minutos mexendo constantemente. Adicione o restante dos ingredientes (inclusive o azeite reservado) e deixe por mais 2 minutos. Tempere com o sal e deixe esfriar. Leve para um pote de vidro e conserve em geladeira. Sirva como antepasto.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *