Grissinis

dsc01998

Introduzir as crianças no mundo da Gastronomia é uma das coisas mais gratificantes que existem! Fazer com que elas percebam a transformação de um ingrediente em algo comestível é uma daquelas coisas que ficará gravado para sempre, com elas e com você! E começar com massas,  deixar que elas sintam o encanto da transformação daquela coisa grudenta – farinha, ovos, leite, água, etc – em uma coisa gostosa de se comer, é inesquecível!Esta não foi a primeira vez que coloquei minhas meninas na cozinha, mas é a primeira vez que elas aparecem cozinhando aqui no OBA! Para a estréia escolhi Grissinis, uma receita simples e muito gostosa! Grissinis são palitos italianos feitos de massa de pão, sem miolo e muito temperado com Sal grosso (ou outro ingrediente de sua escolha). A massa contém Manteiga ou Óleo, e ás vezes Ovos ou Malte. São originários de Turim, normalmente servidos como aperitivos ou como acompanhamento de Sopas, Foundues e Bagna Cauda.

INGREDIENTES

2 1/4 xícaras de Farinha de Trigo

1oo g de Manteiga

1/2 xícara de Leite

1 colher (sopa) de Fermento biológico em pó

Sal

Sal grosso (para polvihar) – também usamos Endro

1 Gema

PREPARO

Misture a Farinha, o Fermento , a Manteiga, o Leite e o Sal até conseguir uma massa elástica.

dsc01992

Sove-a bastante e enrole com papel filme. Deixe descansar por no mínimo 1/2 hora! Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo. Deixe em formato retangular e com uma espessura de o,5 cm. Pincele a gema em toda a superfície. Polvilhe o Sal grosso (no caso povilhei metade com Sal grosso e a outra metade com Endro) Com uma carretilha de massas, corte palitos de 20 cm por 0,5 cm.

dsc019941

Arrume-os em uma forma untada com Manteiga (deixando espaço entre eles) e leve ao forno pré aquecido. Deixe assar por 15 minutos ou até dourar.

dsc01995

Retire e deixe esfriar. Sirva com Pastas, acompanhando Sopas…ou simplesmente puro! Uma criança comendo o que preparou, não tem preço!

dsc01997

Quando forem cozinhar para (e com) crianças, lembrem-se: a finalidade é faze-la gostar de cozinhar…por isto, deixe-a participar ao máximo de todo o processo, ” botar a mão na massa” literalmente. Explique o porque de cada ingrediente de uma maneira lúdica. Não seja exigente demais e não se importe com a estética do que preparar. O importante é que o resultado final esteja “comestível”. E não se esqueça de fazer você mesmo as tarefas que julgar perigosas para mãozinhas tão delicadas!!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.