Dia da Pizza

Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Dia da Pizza – Pizza Margherita!

dsc02803

Hoje o Brasil comemora o Dia da Pizza! Claro que o Oba não ia deixar passar em branco. Para comemorar o dia desta delícia que os italianos nos presentearam, escolhi a pizza que considero a mais representativa de todas: Margherita! Pela simplicidade, aroma, colorido, sabor e pela genial combinação de ingredientes!

Qual a origem da pizza?

Seus criadores foram mesmo os italianos. Mas há várias teorias para explicar a chegada do ancestral da pizza à Itália. A principal conta que, três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar ao pão coberturas saborosas como carne e cebola. Só que o pão deles era parecido com o pão sírio que conhecemos hoje em dia, redondo e chato, como um disco.

A mistura também foi adotada pelos turcos, que gostavam da carne de carneiro e iogurte fresco como revestimento. Durante as Cruzadas, no século XI, o pão turco foi levado para o porto italiano de Nápoles, conta o sociólogo Gabriel Bollaffi, da Universidade de São Paulo. Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e o aperfeiçoaram. Usaram trigo de boa qualidade para a massa e criaram coberturas variadas, especialmente com queijo. Nascia, então, a pizza. No século XVI, o tomate foi introduzido na Itália, levado da América, e conquistou a pizza. Com cor e sabores novos ela se espalhou por toda a península itálica.

A Pizza Margherita

A mais antiga pizzaria que se conhece está em Nápoles e foi fundada em 1830. A pizza margherita também surgiu lá. Em 1889, os reis italianos Umberto I e Margherita estavam passando uma temporada na cidade e quiseram provar o famoso quitute. Não ficava bem para a nobreza ir à pizzaria. Pediram, então, para ela ser entregue em casa. Um pizzaiolo bajulador preparou a pizza cobrindo-a com muzzarela, tomate e manjericão, ingredientes de cores iguais às da bandeira italiana, para homenagear as altezas reais. Sem querer, inventou também a pizza para entrega. Os reis adoraram.

(Fonte: Super Interessante)

O Dia da Pizza

O Dia da Pizza foi instituído depois de um concurso que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita da cidade de São Paulo, em 1985. O evento teve tamanho sucesso que o dia do encerramento, em 10 de julho, foi considerado a data oficial de comemoração da iguaria.

Para celebrar a data, a Apuesp (Associação das Pizzarias Unidas) organiza um festival com duração de uma semana, em uma festa inédita no bairro da Mooca. Entre 10 e 12 de julho, a associação vai montar barracas com vários tipos de pizza, atrações musicais paulistanas e italianas, além de apresentar a maior pizza feita no Brasil, com mais de 2 metros de diâmetro.

Em tempo, São Paulo é uma das cidades que mais consome pizza no mundo! Não importa de que maneira seja servida, a pizza tornou-se parte do cotidiano de qualquer paulistano. Segundo dados da Associação das Pizzarias Unidas (Apuesp), na cidade são consumidas 370 milhões de unidades por ano – só perde para Nova Iorque (EUA) nesse quesito, ainda que ultrapasse com folga toda a Itália.

Para celebras esta data, passo a minha receita de Pizza Margherita!

INGREDIENTES

MASSA

1 KG de farinha de trigo

3 ovos

1 colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) de  açucar

3 colheres sopa de manteiga

1/2 copo de óleo soja

60 grama de fermento biológico

2 copos de leite tipo C

Peneire a farinha para uma superfície de trabalho. Abra um buraco no centro e coloque os ingredientes dentro. Misture bem e sove bastante (até soltar dos dedos). Deixe descansar por duas horas.

Obs.: Receita da massa passada por Nilton Dias, proprietário de Pizzaria em Itabira (Minas Gerais)

INGREDIENTES PARA COBERTURA

1 bola de mussarela de búfala em rodelas

250 g de queijo mussarela ralado

1/3 de xícara (chá) de molho de tomate

1 tomate pomodoro em rodelas finas

Orégano fresco

Manjericão a gosto, para decorar

1 fio de azeite de oliva para regar no final (para cada pizza)

PREPARO

Separe uma porção da massa, faça uma bola e abra como um disco com cerca de 30 cm de diâmetro. Leve ao forno para dar uma pré-assada. Retire e espalhe o molho de tomate uniformemente pelo disco.

Coloque o queijo mussarela ralado. Salpique o orégano. Arrume as rodelas de tomate. Por cima delas coloque as rodelas de mussarela de búfala. Enfeite com o manjericão, coloque mais orégano e regue com o azeite.

Leve para assar em forno pré aquecido por 20 minutos. Aqui no Oba possuo um mini forno à lenha, muito útil para isto

dsc02800

Retire do forno, coloque em um prato de serviço e fatie. Sirva com mais azeite!

dsc02808

Para saber muito mais sobre pizzas, clique AQUI!

Fica a sugestão do Oba!

Print Friendly

Posts Relacionados

The following two tabs change content below.
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Últimos Posts Orlando Baumel (ver todos)

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o Primeiro a Votar)
Loading...Loading...