Dia do Vinho 2017: diversidade de atrações marcam calendário do evento

Cardápio de Dia das Mães – Chef Antonio Filho
11 de maio de 2017
Madalena de Rabada
15 de maio de 2017

Polenta de 800 kg, city tour em carros antigos, simpósio científico, atividades esportivas, feiras de rua e cursos de degustação são algumas das mais de 200 ações realizadas de 19 de maio a 4 de junho, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Pernambuco

O Dia do Vinho tem por característica operar o milagre da multiplicação de atrações. Só neste ano, são mais de 200 à disposição do público, no período de 19 de maio a 4 de junho. Como o evento é realizado de forma descentralizada e simultânea em dezenas de municípios de três regiões do país (Sul, Sudeste e Nordeste), conta com a vantagem de uma diversidade de lugares e empreendimentos para se aproveitar entre vinícolas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

“A combinação de elementos como vitivinicultura, passeios, hotelaria e gastronomia é o nosso enoturismo, que procuramos ofertar com todo brilho na programação do Dia do Vinho. A cada ano, temos novos territórios atentos ao potencial deste segmento econômico. E mais preparados para atrair e receber os turistas da uva e seus derivados em todo o Brasil”, sublinha o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho, João Leidens.

No calendário do evento de 2017, estão contemplados desde tombos de polenta de 800 quilos, logo no primeiro fim de semana, em Monte Belo do Sul (RS), até o encerramento com orquestra de sopros, apresentações de teatro e circo e city tour a bordo de carros antigos, em Veranópolis (RS), no dia 4 de junho. Antes disso, passando por curso de harmonização no Roteiro de São Roque (SP), degustação de espumantes às margens do Rio São Francisco, no sertão nordestino, na divisa entre Bahia e Pernambuco, ou apreciando vinhos do Vale Central Gaúcho com o estímulo sensorial no distrito Recanto Maestro.

Pela primeira vez, o evento será brindado com uma cavalgada por vinhedos – iniciativa que só poderia vir da Campanha Gaúcha. E, além de um simpósio científico internacional que abordará o tema Vinho e Saúde e das atividades esportivas, para fazer plena justiça ao protagonista que dá nome ao evento, há aquelas atrações consagradas pela vontade popular: “As feiras de vinho em praças e ruas são exemplos de sucesso na programação do Dia do Vinho. É o produto dos nossos vinhedos e vinicultores ao alcance do grande público da maneira mais festiva e acessível possível. Dois municípios que já confirmaram suas feiras para este ano tiveram excelente resultado em 2016: Farroupilha reuniu mais de 1,5 mil pessoas em dois fins de semana e Caxias do Sul vendeu 20 mil litros de vinho em três dias, para 25 mil pessoas”, revela o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.


Descubra o que e onde fazer
A programação completa do Dia do Vinho 2017 pode ser acessada no Site Dia do Vinho.

Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
A edição 2017 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco, Associação dos Viticultores do Vale Central Gaúcho, Associação Vinhos da Campanha, Atuaserra, Aenotur, Phoenix Eventos e o patrocínio máster de Verallia.

  • Crédito da foto: Tatiana Cavagnolli
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *